segunda-feira, 20 de abril de 2015

Festa do Divino do Guaporé – Patrimônio Imaterial

Em reunião que aconteceu na última sexta feira (17), com a superintendente do IPHAN Mônica Castro, para tratar de temas como a "Festa do Divino Espírito Santo" e sua preservação e reconhecimento como patrimônio imaterial, o superintendente da Secel Rodnei Paes destacou que a importância desta ação reflete no maior cuidado com nossa história, e mostra o respeito com nossas raízes.
A origem do festejo remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal, Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes.
"A cultura é uma parte importante da economia e trabalhando juntos podemos avançar e manter a pratica cultural". Destacou a superintendente do Iphan Mônica Castro.
Participaram da reuniam os técnicos da Gerência de Cultutra- Secel Lucas Varanda e Ednair Nasciemento além do Gerente de Cultura Fabiano Barros.

Festa do Divino 2015

A Festa do Divino 2015, começou domingo de Páscoa dia 5, com a saída do Batelão do Divino saindo de Porto Rolim (Alta Floresta), com os símbolos Coroa, Mastro e Bandeira e só deve chegar em Pimenteiras no dia 19 de maio onde permanece até o encerramento da festa no dia 24 de maio. É a 121ª edição da festa que em Rondônia é fluvial.
Neste dia 21 o Batelão com os símbolos do Divino fica em Costa Marques de onde sairá amanhã dia 22, rumo as localidades bolivianas de Buena Vista, Santa Fé e Bahia de Santa Luzia.

Inscrição de arraial para o circuito Junino

A Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural ­ (Funcultural), está lançando um edital de regulamento para seleção de arraiais que integrará o calendário oficial de festividades do circuito junino 2015.
Conforme o regulamento, as inscrições podem ser feitas de 17 a 30 de abril por meio de formulário digital disponível no site>> www.portovelhoamigo.com.br, na Fanpage da Fundação  Cultural de Porto Velho no facebook - Funcultural e no site oficial da Prefeitura de Porto Velho.
As inscrições serão avaliadas de 04 a 08 de maio por meio de uma comissão de seleção composta por 3 servidores da Funcultural, nomeados pelo Presidente.  Serão analisados quais pedidos atenderam as exigências solicitadas no formulário, como por exemplo a especificação técnica que define se o mesmo é de grande porte ou comunitário, período de realização, informações sobre o local e a descrição do evento.
Os arraiais selecionados irão compor o calendário oficial do Circuito Junino 2015, que será coordenado pela Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural e organizações da sociedade civil e receberão apoio de mídia, divulgação e infraestrutura logística. O cronograma será publicado no dia 11 de maio.

Nenhum comentário: