quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Temática sobre Nietzsche pelo Raízes do Porto


O grupo Raízes do Porto já atua nos palcos do Estado e do país há pelo menos 27 anos e recentemente lançou o desafio de levar aos palcos um pouco do pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, numa proposta contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Para cumprir este desafio, firmou parceria com o departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no intuito de debater pontos específicos do pensamento do filósofo.
O primeiro encontro ocorreu na noite desta terça-feira (13), na sala de ensaios do teatro Palácio das Artes e contou com a participação dos professores Josenir Lopes Dettoni e Tiziana Cocchieri.
Pelo grupo Raízes do Porto participaram dos debates a diretora do espetáculo “O Viandante da Torre”, Suely Rodrigues e os atores Jailton Viana e Alexandre Lemos.
Neste primeira etapa os professores fizeram um levantamento do andamento do trabalho e do foco do trabalho que o grupo pretende apresentar. O professor Josenir fez uma explanação que durou duas horas, expondo em linhas gerais a vida e obra do filósofo, destacando tópicos sobre as questões simbólicas, o trabalho, a mulher, as críticas sociais e, em especial, sobre a morte de Deus, tudo na visão de Nietzsche. O debate se estendeu e foi além das expectativas.
Jose Dettoni é professor do Departamento de Filosofia da Unir com doutorado em Filosofia (Unisino), com estágio doutoral na University of Oxford, na Inglaterra. É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB) e especialista em Educação. É Filósofo, Psicólogo, Jornalista e acadêmico de Direito. Possui o título de Cidadão Honorário de Rondônia.
O próximo encontro será na próxima semana, onde a professora Tiziana assumirá o comando e continuará os debates, tendo em vista que o professor Dettoni estará em viagem para cumprir estudos do seu pós-doutorado. Também estarão nos debates os professores Christian Otto Nienov e Clarides Henrich de Barba.
Assessoria de Imprensa
Jornalista Geovani Berno - DRT/RO 1305
Fone, watsapp e Telegram: 9 9984.0068 – geovani.berno@gmail.com


Nenhum comentário: