terça-feira, 6 de agosto de 2019

Exposição Cheiro da Mata do Franciney está na GAL


Imagens Amazônicas reproduzidas em telas e instalações podem ser apreciadas, até o dia 31 deste mês, durante a exposição “Cheiro da Mata” com obras do artista plástico Franciney Vasconcelos que está na Galeria Afonso Ligório – GAL na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho/RO.

A curadora Margot Paiva escreveu o seguinte sobre a obra de Franciney que está exposta na GAL: Cheiro da Mata é uma trilha densa dentro da floresta Amazônica que começa em Belém do Pará e desemboca nas cachoeiras de Rondônia com um olhar aglutinado a tudo que respira na fauna e na flora, deixando em justa posição o olfatismo, palativo atrelado a retina. É puramente atracado a essas paisagens que ocorre esse circuito apaixonado do aprimoramento das texturas das plumas tramas da folhas e ao orvalho que se evapora impulsionado a sensação poética do cheiro da mata através do olhar.

O artista Franciney com tradição pictórica embasada nos costumes ribeirinhos do Norte Brasileiro, emerge a mesma temperatura tropical nos muros da cidade estimulando o observador à sensação do mergulho nas águas geladas e aos pés descalço sobre as folhas macias das picadas da mata promovendo à população, emoção
urbana de alta autoestima. A curadoria ocorreu em diálogo vivo e bem-humorado num fluxo pleno e lúdico do olhar matreiro do autor que dirige o resultado para uma ordem pura e ensolarada. Acentuando passo a passo seu fanático fascínio ao regionalismo e como um motor de rabeta nos contagiando pelo prazer da valorização de nossas margens, hábitos e costumes.

Nenhum comentário: