quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Lenha na Fogueira - 23.08.19


Hê! Hê! Hê! fumacê! Ah! Ah! Ah! fumaçá!... Êh fumaceira, tá saindo do lado de lá. Tem alguém queimando coisa; Tá botando prá quebrar... Ou será que é o Zé Bento? Tá roçando prá Plantar; Ou então é a Zefinha; Que prepara o meu jantar? Se não For o João da Nêga Que fugiu para fumar...
*************
Pois é, a letra da música “Fumacê” dos Golden Boys sucesso dos anos de 1970, se fosse reeditada nos dias de hoje, com certeza faria sucesso.
***********
Primeiro porque nos deixa sem saber realmente que é o responsável por tanta fumaça, que toma conta do ambiente, no caso de hoje, da cidade de Porto Velho.
***********
O pior, é que é um tal de empurra empurra e no final ninguém sabe a quem recorrer quando se trata da atual situação na qual nossa população se encontra.
************
Os hospitais as clinicas pediátricas e geriátricas estão abarrotas de crianças e idosos com problema de respiração, provocado pela fumaceira que assola Porto Velho, Rondônia e toda a Amazônia. O interessante é que as autoridades nacionais ao em vez de darem suporte às secretarias de saúde dos estados afetados pelas queimadas, que segundo consta, estão alcançando índices alarmantes este ano, ficam colocando a culpa uma nas outras.
**********
Teve quem dissesse que governadores estão fechando os olhos e não providenciam punições em seus devidos estados, àqueles que provocam as queimadas.
**********
Depois passaram a colocar a culpa dizendo que as ONGS ambientalistas estão provocando as queimadas como retaliação às sansões do governo.
*********
Só tá faltando dizer que as queimadas estão sendo provocadas pelos índios ao acenderem suas COIVARAS;
**********
Coivara é Uma técnica agrícola tradicional utilizada em comunidades tradicionais como Quilombolas, Indígenas, Caiçaras e Ribeirinhas no Brasil.
**********
Ta certo que em alguns casos a queimada é provocada pela impudência dos motoristas e passageiros de veículo que trafegam por nossas Rodovias e Estradas, ao jogarem BITUCA de cigarro provocando o braseiro que em poucos minutos, se alastra e se transforma num grande fogaréu.
**********
Quem não sabe preparar o Aceiro (Atalhada ou sesmo. É o desbaste de um terreno em volta de propriedade, matas e coivaras, para impedir a propagação de incêndio).
**********
Quando o agricultor ou o latifundiário não tem uma equipe que conheça os segredos do domínio de uma “Queimada” e então fazer o Aceiro mal feito, o fogo se alastra e muitas vezes até causa a morte de quem foi o responsável pela Queimada.
***********
Tenho a impressão que em Rondônia, na atualidade, ou ninguém sabe fazer o Aceiro ou nunca nem ouviram falar que fogo em propriedade rural, tem como ser controlado, desde que o Aceiro seja bem feito.
*************
Tudo indica que o negócio é só riscar o fósforo e jogar no capim seco e pronto. Depois é sair de perto para não ficar carbonizado pelo fogo cujo Aceiro foi mal feito.
***********
Por outro lado, como o negócio está sem controle, o fogo vai se alastrando e a população é que se lixe.
**********
O negócio é queimar para preparar o terreno para plantar soja, milho e outros grãos e formar pasto para garantir o superávit da balança comercial do estado de Rondônia.
***********
Estamos no topo. Rondônia não pode parar, somos dos poucos estados brasileiros que não vivem com pires na mão, graças a nossa produção Agropecuária.
**********

Nossa carne é consumida pelo um do afora, enquanto os grãos produzidos nas terras cujas queimadas hoje, estão causando grande dano à saúde da nossa população.
**********
Não importa mais um frasco de SORO e nem um INALADOR. O que importa é garantir a próxima safra!

Nenhum comentário: