sexta-feira, 9 de agosto de 2019

SETUR - Festa do Tambaqui de Rondônia vira atração turística em Brasília


A Esplanada dos Ministérios em Brasília foi invadida desde a madrugada do último dia 7 de agosto, até o meio da tarde, pelos especialistas de Rondônia em assar peixe Tambaqui na brasa e por mais de 4 mil pessoas do Distrito Federal que em troca de 1 quilo de alimento, ganharam bandas de Tambaqui, o peixe de Rondônia.
Presente desde as primeiras horas no local, o superintendente estadual de turismo de Rondônia – SETUR Gilvan Pereira Júnior ficou deveras impressionado com a prática da equipe, em tratar e preparar o Tambaqui. “Só essa prática já é atração turística”, disse Gilvan.
Na realidade, a viagem do superintendente da SETUR até Brasília, teve como objetivo, registrar o potencial turístico gastronômico do Tambaqui de Rondônia. “Isso é uma ação que pode muito em breve, ser transformada num dos nossos atrativos turísticos, em especial a cidade de Ariquemes município que detém o título de maior produtor de Tambaqui em Cativeiro do Mundo”, disse Gilvan lembrando que recentemente a Associação de produtores de pescado de Ariquemes entrou para o livro dos recordes ao conseguir realizar o Maior Churrasco de Tambaqui.

Gilvan registrou todos os momentos do Festival. “Esse material será produzido e distribuído pelos quatro cantos do Brasil via redes sociais, para que o mundo tome conhecimento de um dos potenciais turísticos de Rondônia que não se restringe apenas na preparação do pescado em forma de churrasco, mas, na pesca esportiva que atualmente é dominada pelos Vale do Guaporé mais que nas cidades onde se pratica a criação em cativeiro, deve acontecer na modalidade pesque e pague” finalizou o superintendente da SETUR.

PEIXE TAMBAQUI

O  tambaqui é uma espécie nativa da Amazônia, e tem sido uma questão de interesse de pesquisadores e aquicultores, devido à sua adaptação à produção intensiva, crescimento rápido, aceitação ao alimento industrial e o alto valor gastronômico de sua carne. É consumido na região Amazônica desde o século 19.

Nenhum comentário: