sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Lenha na Fogueira - 10.08.19


Após quase dez anos, Porto Velho ou a Funcultural  reativa o Conselho Municipal de Cultura. Tudo foi durante a Conferencia Municipal que aconteceu sexta feira passada (08), no Teatro Guaporé.
**********
Levando pro lado da brincadeira ou gozação, como se diz nos meios fofoqueiros, literalmente o “Palhaço” derrotou a elite “Musical”.
*********
Acontece que a chapa encabeçadas pelo representante da Setorial do Circo Natanael venceu a chapa encabeçada pelo representante da Setorial da Música Bruno aquele da Banda Versalle e do Movimento Pro-Cultural.
*********
Não sei se foi excesso de confiança, ou falta de articulação, junto aos representantes das demais Setoriais o resultado foi que a turma que se considera responsável pela realização da Conferencia, não emplacou o presidente do Conselho cargo que conta com dois anos de gestão.
*********
O presidente do Conselho de Cultura participa de todas as ações e projetos culturais que venham a ser realizados pela |Funcultural nos próximos dois anos. Qualquer projeto tem que ter o parecer o presidente do Conselho.
*********
Acontece que a turma que estava sonhando faz tempo pelo direção geral do Conselho, inclusive criou o Movimento PaCultura e desde março discute a reativação das Setoriais e do Conselho de Cultura.
**********
Foram eles que elaboraram o Manifesto lido na abertura da Conferencia na manhã de sexta feira. Aí vem o Neto e articula a candidatura do Natael e a chapa vence com uma margem absurda de votos. * X 3. No futebol, chamaríamos de “Chocolate”.
**********
Todos os integrantes da chapa do Natanael têm a ver com a Cultural Popular, o próprio Natanael é da Setorial do Circo seu vice Antonio Neto é da Setorial Afro e a secretária Anne Mamedes é da Setorial da Cultura Popular.
**********
O certo é que graças ao Movimento PaCultural que conta também com o Paulinho Rodrigues e a compreensão da direção da Funcultural na pessoa do presidente Ocampo Fernandes o Município de Porto Velho voltou a contar com o Sistema de Cultura quase que totalmente funcionando. Temos os representantes da Setoriais, Os Conselheiros eleitos e o presidente do Conselho. Falta apenas colocar em prática o Fundo de Cultura, ou seja, depositar os recursos referente à Cultura na |Conta do Fundo de Cultura.
**********
E tem mais, esse Conselho nem pode ser considerado do município de Porto Velho e sim do perímetro urbano do município de Porto Velho, pois não conta com representante de nenhum distrito do município de Porto Velho.
**********
Ninguém de Nazaré foi inserido em qualquer Setorial  e olha que Nazaré é a Meca da Cultura do Baixo Rio Madeira.
**********
Não tem ninguém  da Nova Mutum, Jaci Paraná, Vista Alegre, Califórnia e Extrema. Rio Pardo sem se fala, parece que os povos desses distritos não promovem nenhuma ação cultural.
*********
De qualquer maneira os novos membros das Setoriais foram eleitos ou escolhidos, assim como os delegados e conselheiros.
***********
Agora o negócio é sentar e formatar as reivindicações que serão apresentadas na Conferencia Estadual de Cultura que está programada para acontecer na cidade de Cacoal no mês de outubro.
**********
Aliás, visando a Conferencia Estadual, estão acontecendo Conferencias em praticamente todos os municípios de Rondônia.
**********
Só para citar alguns: Ariquemes, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena e Ji-Paraná. Em outubro em Cacoal o bicho vai pegar.
*********
Os líderes dos Movimentos devem ficar espertos, para não sofrerem nova derrota, desta feita em nível estadual.
**********
A luta agora é pela reabertura do Teatro Palácio das Artes que está interditado faz é tempo!

Nenhum comentário: