quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Lenha na Fogueira - 22.08.19


Hoje 22, é o Dia Nacional do Folclore. Nem a Federon e nem a Sejucel programou qualquer festividade para lembrar a data.
***********
Nesta data, há 15 anos, perdíamos o baluarte do movimento folclórico, em especial a brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho, Antônio de Castro Alves. Saudades!
************
Fechado há cerca de 15 dias para uma reforma geral, as obras do Mercado Cultural seguem em ritmo acelerado para que a entrega ocorra em outubro, conforme o planejamento inicial da Prefeitura de Porto Velho. O espaço administrado pela Fundação Cultural do Município (Funcultural) está sendo revitalizado por determinação do prefeito Hildon Chaves que sempre cobrou a ocupação de forma que o turismo seja fomentado na cidade.
*************
A reforma da estrutura contempla forro, rede elétrica, telhado, banheiros, boxes e pintura. Nesta fase da obra o trabalho está concentrado no telhado. “Era o maior problema, tinha muito vazamento. Esperamos o problema seja solucionado de forma efetiva para a ocupação do local como um todo”, reforçou Ocampo Fernandes, presidente da Fundação.
************
Ocampo ainda garante que em breve a população vai ficar por dentro dos editais para ocupação dos dois boxes no Mercado Cultural destinados a comercialização de alimentos a fim de devolver vida à instalação que se encontrava degradada.
***********
Por falar nisso no próximo dia 30 a Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste coordena mais um evento “Tributo ao Menestrel”, desta feita o homenageado será o Poeta da Cidade Ernesto Melo.
*********
A homenagem ao Ernesto acontecerá no Mercado Cultural a partir das 19 horas, com a participação do compositor carioca Moacir Luz além da Alcirea Tabosa e sambistas de Porto Velho.
************
A Sejucel fez publicar no portal do governo de Rondônia em matéria assinada pelo Leandro Moraes o seguinte:
***********
De forma inovadora, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, fez a escolha do nome através de opinião pública. O nome da feira, Exporporto, foi escolhido por meio de votação nas redes sociais. Foram mais de 10 mil comentários até o resultado final.
************
Em sua página, Marcos Rocha pediu participação da população para sugerir nomes, os sete mais votados seguiram para uma fase seguinte, onde dois nomes finalistas foram escolhidos: Expoporto e PHV Agro Show. Expoporto foi escolhido com 65% dos votos dos internautas
************
Segundo meu amigo Antônio Neto representante da setorial Afro no Conselho |Municipal de Cultura, a sugestão EXPOPORTO foi dele. Inclusive ele está se sentindo injustiçado por não terem divulgado o nome da pessoa que sugeriu o nome Expoporto.
***********
A abertura da Expoporto será no dia 28 de setembro com a realização da Cavalgada. Nesta dição, somente cavalos serão permitido no percurso. Esse diferencial é em concordância às recomendações do Ministério Público de Rondônia.
**********
A Cavalgada acontecerá em um novo local, tendo inicio no estacionamento do Espaço Alternativo e segue em sentido ao aeroporto, entrando na Lauro Sodré, e logo chegando ao Parque dos Tanques onde acontecerá o bailão e escolha da rainha.
************
Como toda boa festa agropecuária, acontecerá, no dia da cavalgada, a escolha da Rainha e da 1ª e 2ª princesa Expoporto, durante a queima do alho, tradicional concurso de costela assada.
 **********
Para que aconteça a primeira seletiva, o governo de Rondônia convida as comitivas a selecionar e fazer a inscrição através do fone (69) 99269-0308.
***********
Atenção amigos estamos enquadrados e escrevendo projetos para o edital do BASA 2020 inscrições abertas contatos 992669582 ou judilsondias@gmail.com.

Nenhum comentário: