sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Lenha na Fogueira 24.08.19


Depois das declarações impensadas a respeito das queimadas na Amazônia. Como que se desculpando, porém sem reconhecer que abusou do pensamento livre, o governo brasileiro anunciou que o Exército vai entrar no combate as queimadas.
***********
Não abafa essa conversa, que tudo pode acontecer, inclusive nada. O Bacana, é que o presidente quando se ver acuado, recua estrategicamente o que é positivo.
**********
Ainda bem! Já pensou se o ‘home’ radicaliza e coloca sua equipe em campo, afirmando que a culpa das queimadas na Amazônia são das ONGs, aí mermão, a vaca sai do atoleiro e vira ‘brasa’ no brejo das cinzas, com tanto fogo no campo.
***********
Sabemos que muitos governos, em especial os europeus, pensam que na Amazônia só existe índio e quando admitem que existe os chamados brancos, os classificam como seres inferiores.
***********
Os europeus devastaram tudo que era “MATO”  que existia em seus países e sem saber como fazer para recuperar o que perderam, apelam para  entidades que se importam com a preservação da  Amazônia, as chamadas ONGs,  atuais calo seco do governo federal.
***********
Tá certo que algumas dessas entidades, não movem uma palha pela preservação da nossa biodiversidade, porém, a maioria trabalha honestamente e graças a essas, ainda temos alguma nesga de floresta em Rondônia.
**********
Por falar nisso, nós os rondonienses, nos orgulhamos de sermos o único estado brasileiro onde a Reforma Agrária deu certo.
***********
Na onda do Integrar para não Entregar somos o estado, que provavelmente mais desmatou a floresta Amazônica, em especial, nas décadas de 1960/70/80 e até os anos 1990.
***********
Criamos um estado pujante, um estado que nos orgulha. Inclusive podemos dizer que entre a Borracha e a Mineração, o ciclo mais promissor do nosso estado foi o CICLO DA COLONIZAÇÃO quando se derrubava Mogno,  Angelim, Cedro e tudo quanto era madeira de Lei sem escrúpulos. A famosa Zona da Mata se transformou na maior Serraria do Brasil.
***********
Entendemos que naquele tempo, o desmatamento era necessário, para poder se ter um estado pujante, precisávamos de produção, precisávamos plantar e criar pasto.
**********
Transformamos-nos no estado que mais crescia e todo mundo era feliz. Era prazeroso ver a poeira cobrindo as estradas (todas sem asfalto). A carne de caça era dividida com a camada de poeira que cobria a mesa de jantar e todo mundo se empapuçava. Que delicia, afinal de contas, aquela carne de Caça foi abatida pelo agricultor que agora “Graças ao Exercito”, tinha um pedaço de terra para chamar de seu!
**********
O tempo passou, o extrativismo deixou de ser importante e hoje é preciso produzir outras fontes de renda, para sustentar o estado que tem orgulho em ser um dos mais promissores deste país.
***********
RODÔNIA onde o CÉU, apesar de tanta FUMAÇA, continua sendo mais AZUL.
***********
Rondônia do Ouro do Madeira, que já foi da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do Diamante de Espigão e quem sabe das Minas de Urucumacuã.
***********
Rondônia da diversidade cultural. Rondônia da diversidade culinária. Rondônia onde se degusta o Tacaca na Cuia e o Chimarrão na Cabaça ao mesmo tempo. Rondônia do Tambaqui Assado, do Churrasco Gaucho e da Feijoada Carioca sem esquecer o Tutu Mineiro.
**********
Não sei por quanto tempo vamos poder continuar nos orgulhando disso.
***********
Rondônia que agora vive o CICLO da SOJA e da PECUÁRIA. As duas culturas só conseguem sobreviver, em terreno sem FLORESTA sem MATA ALTA.
**********
Assim sendo, pode inventar ONG beneficiada com ajuda financeira da Europa e outros países, que não vai conter a fumaceira provocada pelas queimadas.

Nenhum comentário: