segunda-feira, 12 de agosto de 2019

PORTUGUÊS Itaú Cultural e Oceanos apresentam semifinalistas premio literatura




No dia 8 de agosto de 2019, às 19 horas, o Itaú Cultural e o Oceanos apresentaram os livros semifinalistas do Oceanos 2019 no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Na ocasião, foram homenageados presencialmente dois dos quatro vencedores da edição 2018: a brasileira Marília Garcia, com o livro de poemas Câmera Lenta, da Companhia das Letras, e o português Bruno Vieira Amaral, com o romance Hoje Estarás Comigo no Paraíso, originalmente publicado pela portuguesa Quetzal e que, em 9 de agosto, teve lançamento no Brasil pela Companhia das Letras na Tapera Taperá.
Um corpo de 72 jurados de cinco países de língua portuguesa definiu, na primeira fase de votação, as 54 obras que se classificaram para a fase intermediária entre um total de 1.467 concorrentes de 314 diferentes editoras de 10 diferentes países.
Desde a ampliação do prêmio para todos os países de língua portuguesa, em 2017, esta foi a edição que apresentou maior número de editoras entre os semifinalistas: 23 do Brasil, 12 de Portugal e uma de Angola, totalizando 36 editoras. Entre os 54 semifinalistas, que concorrem entre si, há 26 romances, 17 livros de poesia, sete de contos, três de crônicas e um de dramaturgia, com 34 autores brasileiros, 18 portugueses e dois angolanos. Os nomes das obras e autores semifinalistas desta edição estão disponíveis na página do Oceanos no site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br/oceanos2019.
“Queremos cada vez mais leitores em língua portuguesa entre os países que falam este idioma comum, principalmente que apreciem literatura, pois isso, ao nos fazer imaginativos e criadores de signos e significados, nos revela humanos”, diz o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron. “Precisamos, sobretudo, da leitura e dos livros, porque isso é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade”, continua para completar: “O aumento progressivo de editoras concorrentes neste prêmio desde que o estendemos para todos estes países, gerando intercâmbio de livros e autores e culminando, neste ano, como o maior número delas, indica que caminhamos em boa direção nesse sentido.”
Além de escolher os semifinalistas, o Júri de Avaliação votou entre si nomes que fazem parte dos Júris Intermediário e Final. Do Brasil, participam Eliane Robert Moraes, Ferréz, Ítalo Moriconi, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger; de Portugal, Ana Sousa Dias, Daniel Jonas e Manuel Frias Martins, e, de Moçambique, Francisco Noa. Agora, o Júri Intermediário lê e avalia os 54 livros para, em novembro, eleger os 10 finalistas entre os livros analisados.
A Curadoria do Oceanos 2019 está a cargo da linguista cabo-verdiana Adelaide Monteiro, da jornalista portuguesa Isabel Lucas, da gestora cultural Selma Caetano e do jornalista Manuel da Costa Pinto, ambos do Brasil.

Nenhum comentário: