quinta-feira, 15 de agosto de 2019

EXCLUSIVO - Governo retoma exposição agropecuária de Porto Velho


A antiga tradicional Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Porto Velho (Expovel) que atraia um grande público proporcionando grandes shows musicais, exposição de animais, máquinas, rodeio, e concursos leiteiros, está prestes a ganhar um novo nome. O superintendente de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira dos Santos, confirmou que a Capital voltará a ter uma festa agropecuária, prevista para acontecer do dia 2 a 6 de outubro desde ano, no Parque dos Tanques. A cavalgada será no dia 28 de setembro, e abrirá o evento.
O superintendente explica que o nome Expovel não poderá mais ser usado, e por isso o governador Marcos Rocha, lançou em sua página uma enquete onde a população poderá dar sugestões de nomes para a festa agropecuária da Capital. “Não podemos mais usar o nome Expovel por conta de débitos, e ações privadas. Todos podem entrar na página, e deixar sua sugestão que será avaliada”, explicou Jobson Bandeira dos Santos.
Diferente de antes, a entrada na festa agropecuária será apenas 1kg de alimento não perecível, e todo o alimento arrecadado será doado para as instituições de caridade. “Nós estamos trabalhando a pedido do governador, para que seja realmente uma festa popular onde todos possam frequentar sem precisar pagar preços altos para entrar. Os preços dos produtos vendidos nas barracas também serão acessíveis”, disse o superintendente.
A festa terá apoio de empresas privadas, e deputados estaduais e federais. Dois deputados, já se prontificaram em ajudar com o apoio na estrutura do evento. “Nós estamos trabalhando no projeto, e em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e outras secretarias para que isso aconteça seja revitalizado a nossa festa agropecuária. Não será utilizado dinheiro público, mas precisamos dos parceiros para que isso aconteça, e os maiores são os deputados estaduais e federias que vão nos ajudar”, enfatizou Jobson Bandeira dos Santos.
Valorização de bandas locais 
Segundo o superintendente, está descartada a possibilidade do Governo bandas nacionais para se apresentar no evento. “Eu não vejo a necessidade de contratar bandas de fora, uma vez que temos bandas locais em Porto Velho, e serão valorizadas. Se aparecer algum patrocinador querendo trazer algum cantor de fora, fica por responsabilidade dele, mas não poderá cobrar entrada”, diz.

Preços dos alimentos e chamamento público
A população pode esperar um preço acessível durante todos os dias de evento, segundo Jobson Bandeira dos Santos. “Os preços dos alimentos cobrados nas barracas serão acessíveis igualmente for no Arraial Flor do Maracujá. Faremos um chamamento público nos próximos dias para os interessados em trabalhar nas barracas na venda de alimentos. Quem tiver interesse em vender alimentos, basta acompanhar a página da Sejucel onde será publicado”, informou o superintendente.

Exposição de animais

Os interessados em colocar animais para exposição durante os cinco dias de evento, devem procurar a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). 

Cavalgada

Já está confirmado. No dia 28 de setembro será a cavalgada. O superintendente informou que procurou o Ministério Público (MP), onde se reuniu para tratar dos assuntos relacionados a cavalgada. Uma nova reunião deve acontecer nos próximos dias.
A cavalgada será dentro da cidade, mas não como era antes, quando várias carretas e veículos seguiam em forma de carretada. “Agora, será mantida a tradicional cavalgada com cavalos e bois, acompanhado de um trio-elétrico durante todo o percurso que inicia no estacionamento do Espaço Alternativo, passa pela Avenida Lauro Sodré e finalizada no Parque dos Tanques, onde a festa continua”, destacou Jobson Bandeira dos Santos.
Fonte (site – www.rondoniagora.com)

Nenhum comentário: