quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Lenha na Fogueira - 22.08.14


Hoje é o dia Nacional do Folclore. Esse dia foi oficializado em 1965 em homenagem a cultura popular brasileira.
********
É conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.
********
Em Porto Velho as tradições folclóricas são festejadas principalmente no Arraial Flor do Maracujá quando os grupos de Quadrilhas e principalmente os de Bois Bumbás apresentam sempre rituais que lembram lendas como a da Cobra Grande, Yara, Boi Tatá, Matinta Pereira e tantas outras.
********
É considerado folclore, por exemplo, a procissão do Senhor Morto que acontece na sexta feira Santa (é cultura popular), comer peixe moqueado ou assado na folha da bananeira (costume popular). A própria dança da quadrilha e do boi bumbá (costume popular – folguedo) e por aí vai.

********
Hoje um novo tipo que pode ser considerado folclórico é o político. Na realidade alguns atos praticados por alguns. Por exemplo: desviar recursos públicos é costume de muitos e devido à insistência a, prática já pode ser considerada como Costume o que entre para o rol das atividades consideradas folclóricas. Só que ao pé da letra, desviar dinheiro público não tem nada de folclórico, tem mesmo é de safadeza!

********
Em Rondônia já é folclore dizer que o governo investe na cultura popular. Por conta disso meu amigo Altair dos Santos Lopes popularmente conhecido como Tatá escreve um artigo que reproduzimos em parte, que fala sobre o descaso para com uma das festas mais apreciadas no nosso estado, O Duelo na Fronteira que é protagonizada pelos bois bumbas Flor do Campo e Malhadinho em Guajará Mirim.

*******
Os políticos são tão cara de pau, que praticamente assaltaram os recursos da Superintendência de Cultura – Secel de emendas parlamentares sem que nenhuma era para fomentar a cultura.

********
Foi aí que o MP bloqueou acertadamente tudo quanto foi Projeto cultural da Secel. “Enquanto analisamos os processos das emendas”, disse o Procurador Héverton Aguiar.
*******
Por falar nisso, hoje faz dez anos que o folclorista Antônio de Castro Alves faleceu. A Nação Corre Campo se reúne para prestar homenagem ao seu eterno presidente.

********
Enquanto isso, aqui no Diário da Amazônia, vamos festejar nesta data, mais um ano de vida da amiga e colega de trabalho Ivanilse Cruz Brasiliano.
********
Ivanilse hoje Gerente Comercial e de Circulação, começou a trabalhar no jornal em 1995, portanto, há 19 anos. O inicio foi como auxiliar de Telemarketing. “Ganhando uma merreca” como ela mesma lembra.

********
Com o tempo, foi se destacando em todas as funções que exercia até que foi nomeada Gerente Comercial e de Circulação cargo que exerce até hoje.
*******
Amiga e simpática com todos, com certeza no dia de hoje os colegas de trabalho lhe prestarão as devidas homenagens de parabéns com uma festa que seria surpresa, mas, que com certeza depois dessa coluna, não mais será.

*******

Como não vamos (eu e o fotógrafo Roni Carvalho) poder participar da festa de aniversário, pois estaremos viajando para o Distrito de Nazaré, antecipamos nossas felicitações. Parabéns Ivanilse! 

Nenhum comentário: