quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 21.08.14

A força do ribeirinho.

********
Os moradores do Distrito de Nazaré provam mais uma vez que os argumentos dos “entendidos” na cultura do povo beradeiro, estão totalmente fora da realidade do que a sabedoria popular é capaz.
********
As festas religiosas e folclóricas tradicionais do Distrito de Nazaré voltaram a acontecer como se nada tivesse acontecido com a enchente do Madeira. O povo foi lá, reconstruiu em parte suas casas e apesar da recomendação da Defesa Civil inclusive ameaçando aqueles que retornassem sem a devida autorização seriam punidos, não quis saber e contra tudo e todos voltou e está morando e até festejando seus santos e suas tradições.
*******
A prova maior de que a população ribeirinha sabe das coisas mais, que qualquer “Doutor” é que neste final de semana, precisamente amanhã sexta feira e sábado dia 23, uma grande festa folclórica vai acontecer no Distrito de Nazaré à cidade cultural do estado de Rondônia.

********
Quem quiser conhecer a nossa cultura verdadeira, não pode perder a Festa Folclórica de Nazaré. O Boi Curumim vai se apresentar com todos os seus personagens ou seja, Pai Francisco, Catirina, Mãe Maria e Cazumbá e até o Bicho Folharal.
*******
Tem também a cunha poranga, rainha do folclore e a sinhazinha da fazenda, assim como o amo e os vaqueiros e o levantador de toada e o pajé.
********
Outra dança que é bastante apreciada nas comunidades ribeirinhas da Amazônia o Carimbó também será apresentada.

********
A dança que só é dançada em Nazaré o “Serigandor” será mostrada em toda sua essência. Essa dança foi resgatada pelo Grupo Minhas Raízes e desde então, faz parte da tradição do povo de Nazaré.  O Seringador ao contrário do Carimbó onde o homem corteja a mulher na tentativa de conquistá-la, tem como base o domínio da dama sobre o cavalheiro. É assim: durante a dança as mulheres tentam laçar o dançarino e quando conseguem, aquele “homem” passa para o seu domínio. Até chegar ao “laço” muita dança rola no espaço onde o grupo se apresenta, é bonita e sensual a dança do “Seringador”. Tudo isso vai acontecer sexta e sábado no Distrito de Nazaré no baixo rio Madeira.
*******
Já que entramos no assunto folclore, amanhã 22, é o dia Nacional do Folclore. Os grupos folclóricos de Porto Velho estão se preparando a todo vapor para festejar durante o Arraial Flor do Maracujá que começa no dia 29 e vai até o dia 7 de setembro.

********
Quem passar lá pelo local do Flor do Maracujá na rua Caula com a Mamoré já vai poder ver que o Parque de Diversão já está sendo montado. Pra semana começa a montagem das arquibancadas e camarotes. Aliás neste final de semana a prefeitura através da Semob vai asfaltar o que chamamos de “curral de dança”.
*******
A produção do Flor do Maracujá já está com a documentação pronta, esperando apenas a liberação dos órgãos competentes. Hoje a equipe deve apresentar ao procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar o relatório do que já foi providenciado.

*******
Lembrando que ainda existem barracas. O interessado deve procurar à sede da Federon a avenida 7 de setembro no prédio do Sated em frente o Ferroviário no horário comercial.

*******
No dia 28, quinta feira da próxima semana, a Vigilância Sanitária vai ministrar a todos os barraqueiros, um curso de como manusear e preparar os quitutes que serão comercializados no Flor do Maracujá.

********
Por isso quem ainda não acertou sua barraca deve acertar o mais rápido possível, pois, só vai poder comercializar guloseimas no Flor do Maracujá quem estiver credenciado pela Vigilância Sanitária.
*******

Vamos pra Nazaré apreciar o Folclore da Localidade! 

Nenhum comentário: