quinta-feira, 7 de agosto de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 08.08.14




Hoje pela manhã, a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon assume oficialmente, a Realização do Arraial Flor do Maracujá.  A partir das 9h00 estarão reunidos no MP a convite do Procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar o governo estadual através da Secel. PM e PGE e Corpo de Bombeiros. 
********
Pela prefeitura municipal de Porto Velho a Funcultural, Vigilância Sanitária, Semtran e demais órgãos que devem atuar antes, durante a após a realização do Arraial. Além é claro de todos os dirigentes de grupos folclóricos.

*******
O que vai acontecer na manhã desta sexta feira 08, no Ministério Público é a realização de um sonho dos folcloristas. Acontece que até o governo de José Bianco o Flor do Maracujá foi de responsabilidade da Federação de Grupos Folclóricos que a época tinha como sigla Fragruf. Quando o Luiz Carlos Venceslau assumiu a Secel no primeiro mandato de Ivo Cassol, convocou a direção da Fragruf para uma reunião no seu gabinete (esse escriba participou) e fez a seguinte pergunta ao Antônio de Castro Alves então presidente da entidade:

*******
“O senhor tem algum documento, dizendo que o governo do estado de Rondônia passou para a Fragruf a Coordenação do Flor do Maracujá?”. A resposta do Antônio foi não!

********
“Então seu Antonio o Flor do Maracujá é de responsabilidade da Secel”. Essa polemica teve como conseqüência o mal que levou o folclorista desse para outro plano, exatamente no dia 22 de agosto dia do folclore de 2003.

******* 
Dessa vez, graças à intervenção do MP através do Procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar a Federação dos Grupos Folclóricos vai passar a comandar de novo o Flor do Maracujá de papel passado.
*******
O governo não tem porque estar realizando eventos, tem apenas que apoiar essas realizações. Também não pode fazer vista grossa para eventos como o Flor do Maracujá, Duelo na Fronteira, Carnaval e outros de caráter cultural que acontecem no estado.
*******
Quem sabe o acontecimento de hoje, mude totalmente a maneira de se apoiar oficialmente os eventos culturais principalmente em Porto Velho.

*******
Até a recomendatória do MP a cultura no estado de Rondônia estava à mercê das emendas parlamentares, basta lembrar que o orçamento da Secel está contigenciado até o final do ano, o que quer dizer, que a superintendência não tem dinheiro nem pra comprar uma cibalena,   mas, o governo tem a obrigação constitucional de disponibilizar recursos para atender as emendas dos parlamentares o que não é errado, apenas, no caso da Cultura estava sendo aplicado equivocadamente.

********
Basta lembrar que dos mais de R$ 7 Milhões em emendas que deveriam ser pagas via Secel, nenhuma era para a realização de evento cultural propriamente dito. Foi isso que provocou a Recomendatória.

*******
Tem uma coisa que não foi dita. O governo estadual via Secel chegou a divulgar e até abriu Chamamento Público para a realização do Flor do Maracujá, não iria passar nenhum tostão aos grupos folclóricos, alegando que por se tratar de ano político estava impedido com o que concordamos. O Chamamento era para empresas interessadas em colocar a estrutura.

********
O certo foi que depois de várias reuniões entre as partes ficou decidido que o Flor do Maracujá passa a ser Coordenado a partir de agora, pela Federon com o apoio do governo do estado e da prefeitura de Porto Velho.
********

Podemos dizer que é o grito de independência dos grupos folclóricos filiados a Federon. Salve a 33ª edição do Arraial Flor do Maracujá! O resto é folclore.

Nenhum comentário: