sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lenha na Fogueira - 15.08.14

Porto Velho está abrigando dois grandes eventos culturais, o Festival de Cinema Curta Amazônia e o Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua.
*******
Ambos acontecem no mesmo horário e no centro da cidade, em ambientes perto um do outro. Enquanto o Encena na Rua acontece na praça das Caixas D’água ao ar livre, onde as pessoas podem apreciar os espetáculos teatrais de cima de arquibancadas.

*******
O Curta Amazônia oferece o conforto de uma sala com ar condicionado e a segurança de estar dentro do prédio da Universidade de Rondônia.

********
A diferença de um para o outro evento, é que a população de Porto Velho está mais acostumada com espetáculos ao ar livre e por isso comparece em maior número no Amazônia Encena na Rua.

********
Apesar do Levy ter conseguido reunir em seu festival, películas de primeira linha, o público não vem correspondendo às expectativas. Os produtores de um outro Festival de Cinema conseguem durante a realização do seu festival lotar o local onde os filmes são exibidos. Sabe por que? Porque consegue parceria com alguns colégio que enviam seus alunos todas as noite para assistir os filmes. A produção do evento se vira para colocar o transporte a disposição dos alunos.

*******
Isso é o que está faltando aos produtores do Curta Amazônia. Maior articulação junto aos diretores de colégios no sentido de liberarem por noite, determinada turma, cuja freqüência será marcada se o estudante comparecer a sala onde o Festival está sendo realizado.
********
Não estamos dizendo que um Festival é melhor que o outro, muito pelo contrário, pelo menos nesta 5ª edição, os filmes do Curta Amazônia são de primeira linha, toda noite tem uma película protagonizada por atores de ponta do cinema brasileiro e internacional.

********
Ta faltando apenas os cinéfilos prestigiarem as exibições comparecendo as salas onde o Festival está acontecendo.

********
Tenho certeza que ninguém vai se arrepender. Deixe de assistir por um dia as novelas e vá prestigiar as exibições dos filmes do Festival Curta Amazônia a partir das 20h00 no prédio da UNIR/Centro.

********
Você ainda pode se redimir da ausência durante a semana, pois, nesta sexta feira 15, acontece o encerramento do 5° Festival de Cinema Curta Amazônia. O festival que foi composto com 250 filmes. Hoje à noite o público será recebido nas escadarias da UNIR com a boa música da cantora Evelyn (foto).

******** 
O homenageado dessa quinta edição é o rondoniense, fotógrafo profissional, diretor de filmes, presidente da Associação Brasileira de Documentarista/Seção Rondônia, Luiz Brito, um incansável batalhador do audiovisual rondoniense, sempre presente e marcando presença nos empreendimentos culturais de Rondônia, com diversos trabalhos e diferentes olhares sob o ponto de vista profissional de suas lentes.

********
Hoje será entregue aos formandos do curso de Direção de Documentário, promovido pelo CANNE edição 2013, os certificados de conclusão e participação do referido curso.

******** 
Depois das homenagens e premiação o público presente poderá assistir novamente os laureados da quinta edição do Festival de Cinema Curta Amazônia/2014.

********
A cantora Evelyn vai se apresentar hoje à noite na escadaria da UNIR.

Nenhum comentário: