quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FESTA FOLCLÓRICA NO DISTRITO DE NAZARÉ

Com apresentação da dança do Boi Bumbá Curumim, Quadrilha, Carimbó e Seringador acontecem no próximo sábado dia 23, a “Festa Folclórica do Distrito de Nazaré” localizado baixo rio Madeira a 5 horas de barco motor de Porto Velho. A festa é coordenada pelos integrantes do Grupo Minhas Raízes. “Antes a gente realizava juntamente com os festejos da igreja católica de São Pedro, porém agora decidimos desvincular a nossa folclórica da festa religiosa e então vamos dançar no dia 23 festejando justamente o Dia do Folclore”, disse Tim Maia.
O Distrito de Nazaré foi um dos mais afetados pela cheia histórica do Rio Madeira, tendo seus moradores na sua maioria tendo que procurar abrigo em casas de parentes em Porto Velho e até no abrigos da Defesa Civil. “Chegamos a pensar em não realizar a festa, pois a situação do nosso Distrito ficou lastimável, porém, com a seca do rio a maioria retornou e de uma maneira ou de outra conseguiu recuperar parte do que tinha deixado pra trás com a cheia do rio”, comenta Tim Maia.
A prova da superação da população ribeirinha de Nazaré, será mostrada neste final de semana, sexta 22 e sábado 23 quando os grupos de dança formados apenas por moradores da localidade estarão se apresentando para os turistas.
Como chegar em Nazaré

Sexta feira estará zarpando do Porto do Cai N’água em Porto Velho entre as 10 e as 12 horas três barcos motores, a passagem custa R$ 40 (ida), a pousada em Nazaré custa em média R$ 50 um dos barcos vai ficar atracada em Nazaré até domingo e o passageiro pode ficar alojado. Existe restaurante especializados em comida típica local enquanto que muitos moradores abrem suas casas para receber os turistas para um gostoso peixe moqueado com farinha d'água e pimenta murupi. Você também pode ir de carro até a boca do rio Jamari em frente São Carlos e de lá fretar uma voadeira que chega a Nazaré em apenas uma hora de viagem.

A programação oficial acontece Durant todo o dia de sábado 23 mas, sexta feira, de acordo com palavras do líder do Instituto Raízes Tim Maia o forró acontece no galpão de festa da localidade.

Nenhum comentário: