quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O IMAGINARIO


Nas Trilhas de Rondon - 100 Anos de História




O grupo O Imaginário começou na última quarta feira 13, em Porto Velho as apresentações do Projeto “Nas Trilhas de Rondon - 100 Anos de História” selecionado pelo Edital Funarte Myriam Muniz de Fomento ao Teatro de 2012.
A caravana prossegue nesta sexta feira 15, na cidades de Itapuã do Oeste  e só termina no dia 3 de março, após percorrer as cidades ao longo da BR 364, de Porto Velho a Cuiabá, com apresentações de espetáculos, vivências, oficinas, trocas e convivências com o público, artistas e grupos de teatro de Rondônia e Mato Grosso.
“Fazendo o caminho inverso que Marechal Cândido Rondon fez, no início do século XX, ao desbravar o oeste do país instalando milhares de quilômetros de linhas telegráficas, mapeando os terreno e estabelecendo relações cordiais com os índios. Partiremos de Porto Velho numa jornada de 18 dias rumo à Chapada dos Guimarães”, disse Chicão Santos. Prosseguindo “além das apresentações e oficinas, pretendemos estabelecer com o público e os grupos locais um diálogo sobre as artes públicas de rua e a cena contemporânea na Amazônia”.
Os espetáculos apresentados fazem parte do repertório do grupo: A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado, criada em 2012, que estreou no V Festival Amazônia Encena na Rua e teve duas temporadas curtas na Capital; Memórias de Guerra, uma intervenção urbana apresentada no VII Festcal em São Paulo, e Psiu, O Quarteto Tá Chegando!, nossa mais recente criação e estréia do grupo nas artes circense e de palhaçaria.


Nota de Pesar - Polícia neles!

O Imaginário torna público que a atitude da Presidente da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Fundação Iaripuna) de mandar a Polícia Militar suspender a apresentação do espetáculo “A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado”, na Arena Madeira Mamoré, peça que deu início a Caravana teatral Pelas Trilhas de Rondon 100 anos de História, patrocinada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes, através do Prêmio Funarte Myriam Muniz de fomento ao Teatro 2012, que vai levar espetáculos e oficinas a 17 cidades de Rondônia e Mato Grosso, não condiz com as propostas de política Cultural discutida e debatida com a sociedade portovelhense pelo atual Prefeito Mauro Nazif.
Nós do O Imaginário fazemos teatro de rua e lutamos por políticas publicas para as artes públicas. Compreendemos que o espaço público é um espaço de circulação livre do cidadão para manifestação de seus pensamentos, suas potencialidades artísticas e o de estabelecer trocas, saberes e a difusão de conhecimentos. Não concordamos com autorizações (diga-se carregadas de ideologias) para uso do espaço público coletivo.
Vamos levar ao conhecimento do Prefeito Mauro Nazif tal comportamento antidemocrático, autoritário e anticultural. A revitalização da Arena Madeira Mamoré foi um pedido do nosso grupo à Prefeitura e estamos fazendo uma ocupação racional, com apresentações, mostras, encontros e festivais.
O Imaginário continuará ocupando os espaços públicos sejam as ruas, alamedas, praças, para garantir o direito constitucional de se expressar artisticamente e promover o acesso do cidadão à cultura, prevista na Constituição Federal.
A Diretoria.

Nenhum comentário: