quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FLOR DO MARACUJÁ -2013


Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo



A direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON foi recebida em audiência, na tarde (17h00) da última terça feira 26, no prédio da procuradoria estadual, pelo governador Confúcio Moura. Além dos folcloristas: atual presidente da entidade Emanuel Eleno, 1ª secretária Mary Cyane, 2ª secretária Laura Vicuña, ex presidente Fernando Rocha e  ex vice presidente Silfarney Silva participaram da reunião a Gerente de Finanças da Secel Eloane Martins e o técnico da Gerencia de Cultura Othon Figueira e a deputada estadual Epifânia Barbosa.
Na realidade a audiência foi solicitada pela deputada Epifânia uma semana após ter proferido um discurso, criticando o Governo pela demora no pagamento do convênio com a Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), referente ao Flor do Maracujá do ano passado.  “Junto com representantes da Federon, me reuni com o governador e ele se comprometeu em liberar os R$ 500 mil restantes para custear as despesas das agremiações que se apresentaram no Arraial Flor do Maracujá do ano passado”, disse. O atraso no repasse fez com que os grupos ficassem sem crédito na praça. O governador determinou a gerente financeira da Secel Eloane que providencia o mais rápido possível o pagamento. “Pois se trata da nossa cultura popular, que precisa e merece ser valorizada”, disse o governador. O repasse referente ao Flor do Maracujá passado será feito em duas parcelas, sendo a primeira no mês de março e a segunda em abril.

Flor do Maracujá 2013

Após conseguirem a garantia de que os repasses referentes ao Arraial do ano passado serão realizado, mesmo em duas parcelas, os folcloristas solicitaram so governador, uma posição sobre o Flor do Maracujá de 2013. “Primeiro vamos sanar os problemas financeiros pendentes na Secel e se até o mês de maio não conseguirmos esse intento, não posso garantir nem a estrutura e nem o repasse aos grupos para a realização do Arraial deste ano”, disse o governador. Ao mesmo tempo em que deixou os folcloristas desanimados num primeiro momento, Confúcio Moura alentou os presentes ao sugerir: “A deputada Epifânia madrinha de vocês pode resolver esse problema, colocando uma emenda parlamentar específica para o Flor do Maracujá. Assim o governo, caso a emenda seja aprovada na Assembléia terá que cumpri-la e o repasse estará garantido”, sugeriu o governador, lembrando que se assim não for procedido fica difícil liberar recursos via Secel.

Nenhum comentário: