quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CARNALESTE


Poder público impede realização de carnaval





O Carnaleste ficou a mercê das decisões de um policial que pelo jeito, detesta ver o povo se divertindo

O poder público do estado de Rondônia e município de Porto Velho, numa atitude considerada por alguns, como “excesso” de preciosismo e por outros como falta de sensibilidade e respeito para com os foliões, impediu a realização do “Carnaleste”, na noite de terça feira 12, último dia de carnaval.
Tudo estava correndo na maior tranqüilidade, os DJs tocando músicas que embalavam os foliões que iam chegando à Amador dos Reis local da concentração e desfile dos blocos que integram o Carnaleste, até que um contingente da Cia de Transito chegou e fez de tudo para impedir a saída do corso. Um oficial da corporação militar do estado de Rondônia se dizendo também diretor da Semtran, primeiro exigiu que o responsável por um dos blocos apresentasse a documentação autorizando o desfile, o cidadão dirigente do bloco apresentou apenas o recibo do recolhimento da taxa, argumentando que devido a correria não teve tempo de ir buscar o documento liberando o desfile. Insatisfeito com esse argumento e vendo que realmente a taxa da liberação havia sido recolhida, o oficial então passou a exigir a documentação do Trio Elétrico com o devido aval do Corpo de Bombeiros, esses documentos estavam colados no pára-brisa do veículo. Mais uma vez o policial não se convenceu e então solicitou a CNH, no momento só quem estava presente era o encarregado pela sonorização do Trio, que apresentou sua Carteira de Habilitação que não lhe autorizava a conduzir carreta, mesmo com o técnico informando que ele não era o motorista do trio, o comandante da operação solicitou que um subordinado registrasse o que considerou de “irregularidade”, até que o verdadeiro motorista chegou e ficou tudo esclarecido.   Agora nada mais poderia impedir o desfile do Bloco, mesmo assim, o oficial ou aspirante a oficial ainda procurava um motivo, veio o comandante geral da operação e após as explicações apenas da parte oficial, vimos que o comandante acatou as explicações, para não desmoralizar seu comandado junto aos presentes e sugeriu que a música fosse liberada somente até as 21h00 e que o trio permanecesse parado.

Mais de 10 mil pessoas estavam na avenida Amador dos Reis na iminência de brincar carnaval até a meia noite, como vem acontecendo a Sete Anos. “Infelizmente a atual administração municipal ta fazendo de tudo para acabar o carnaval de Porto Velho e o pior, é que discrimina a população da Zona Leste”, disse o organizador do evento Sidney.

História do Carnaleste

O carnaval na Zona Leste começou a ser realizado em 2007 com a apresentação dos blocos “Broto do Açaí” e Bloco Jamaica. Já em 2008 a prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna oficializou o evento, o denominando “CarnaLeste” e então passou a ajudar os blocos, contratando carros de som para puxar cada bloco, assim o Bloco Jamaica, Broto do Açaí., escola de samba Gaviões da Guaporé, Accunerá e outros passaram a desfilar na Amador dos Reis num carnaval que podemos considerar como “pitoresco” e gostoso de se brincar, porque juntava diversos estilos musicais num mesmo local e evento. Marchinhas, reggae, axé, funk, dance e samba enredo, tudo tocando ao mesmo tempo, cada um em seu bloco e todos brincavam na maior harmonia.
A partir do ano de 2010 o Sidney mudou o nome do bloco Broto do Açaí para bloco “Carnaleste” confundindo o CarnaLeste evento coordenado pela Iaripuna, mesmo assim, o evento continuou sendo realizado com grande sucesso. Outros blocos surgiram na região como o Leva Eu, Bloco Cacique, Bonde Axé Folia e outros, só que estes, não fazem parte do “CarnaLeste” apesar de desfilarem na Amador dos Reis, pois cada um optou por desfilar em um dia específico. No Verdadeiro CarnaLeste ficaram apenas o antigo Broto do Açaí e o Jamaica que agora é Carna Reggae.
Vale salientar que o Bloco que agora é conhecido como “Carnaleste” pelo menos este ano, não comercializou abada, assim sendo, não teve como cumprir a exigência firmada no TAC da colocação de grades e banheiros químicos.

Ausência da Coordenação

Em nenhum momento, a Comissão de Carnaval (será que existia) da prefeitura de Porto Velho, marcou presença no CarLeste o que deixou o responsável pela Cia de Trânsito na área, a vontade para agir em assuntos que não lhes diziam respeito, como impedir que o responsável pelo trio ligasse o som. Outra ausência notada foi o da diretoria da Uniblocos, quer dizer, os blocos da Zona Leste ficaram a mercê das decisões de apenas um policial que pelo jeito, detesta ver o povo se divertindo. (Silvio M. Santos).

Nenhum comentário: