sábado, 16 de fevereiro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 17.02.13


Viva Porto Velho - Esse é o programa que todo domingo é exibido péla RedeTV/RO canal 17 ao meio dia.

*********
Aliás, é um programa apresentado pelo médico Viriato Moura que tem como principal objetivo, informar os telespectadores sobre as coisas de Rondônia e em especial de Porto Velho.

********
Viriato divide o espaço com o Anisinho Gorayeb e juntos, nos colocam a par de muitas histórias sobre a formação da cultura da nossa gente.

*********
Alguns dizem que quem vive de passado é museu. Outros garantem, que recordar o passado, é viver duas vezes.

*********
Prefiro ficar com a última citação e até acrescento, recordar o passado é viver muitas vidas.

*********
Com isso quero chamar a atenção dos amigos leitores, para assistirem o programa Viva Porto Velho deste domingo, pois o Viriato me convidou para um papo. Não é aquela entrevista de perguntas e respostas elaboradas, é um bate papo sobre o carnaval de anos passados.

*********
Lembramos dos desfiles das escolas Diplomatas e Caiari nas décadas de 60, 70 e 80 quando Porto Velho ostentava o título de Melhor Carnaval do Norte.

*********
Lembramos das costureiras dona Maria (mãe do Viriato), Agostinha Miranda Jorge, Florípedes e Hilda Maia pela escola de samba Pobres do Caiari.

*********

Pela Diplomatas do Samba dona Juraci Matheus era a figurinista oficial porém, muitas costureiras faziam parte do cast de modista da vermelho e branco.

*********
Juro que a nostalgia tomou conta de mim e então fora do ar, comecei a divagar relembrando momentos da minha vida como por exemplo: quando a rádio Caiari entrou no ar no meio do ano de 1960, num estúdiozinho montado pelo então Padre Vitor Hugo embaixo da escadaria do então colégio Dom Bosco, hoje Seminário e Faculdade ali na rua Gonçalves Dias.

**********
E logo depois, ou melhor, no inicio de 1961 passou para o prédio que fica atrás da Catedral pelo lado da Carlos Gomes (hoje residência do Arcebisbo) e nós os funcionários, resolvemos promover a inauguração da emissora no dia do aniversário do Padre Vitor Ugo que se a memória não falha é no dia 21 de fevereiro.

*********
Sobre a rádio Caiari ainda posso falar de carteirinha, pois fui juntamente com o Ari Santos o primeiro sonoplasta.

*********
Lembro que além de sonoplasta atuava também como cobrardor e o que ouvia dos comerciantes na hora que eu apresentava o recibo, era frases como: “Só vou pagar porque a rádio é do padre”, isso motivado pela chiadeira que era a sintonia da rádio. Ninguém praticamente entendia nada, principalmente quando se tratava de locução, música até que ainda dava pra assimilar.

********
Depois que já estávamos trabalhando no novo prédio, lá por meados de 1961 foi que foi instalado um equipamento realmente de rádio, uma mesa Telefunken de última geração, transmissor em Onda Médias e Tropical.

*********
A primeira torre (antena), foi instalada no terreno da igreja Nossa Senhora das Graças e no dia da inauguração o Chico Lana soltou foguete sem nenhuma proteção do alto dos 64 metros da antena. Foi uma festa com direito a vinho de missa.

********
Aí o Padre achou que eu tinha potencial para ser locutor apresentador de programa e então colocou no ar o programa “Telefone para 272 e Escolha Sua Música” e me deu a incumbência de apresentá-lo. Foi o primeiro programa de rádio em Porto Velho a atender o ouvinte via telefone.

*********
Vale salientar que a Rádio Caiari só conseguiu licença junto ao governo federal para funcionar legalmente a partir de 1962.

**********
Além de agora ser sonoplasta e locutor também era o discotecário da emissora.

*********
Para que a rádio funcionasse mesmo sem ter licença do governo federal, Vitor Hugo firmou parceria com os Correios que consistia na transmissão via freqüência da Caiari de avisos para o interior de Rondônia e principalmente para o Baixo Rio Madeira. Criou-se o programa AVISOS PARA O OINTERIOR que ia ao ar todos os dias entre das 6 as 7h00 (da manhã).

**********
Devo esclarecer que apesar do compromisso com os Correios os avisos eram pagos, por vezes de divulgação. Era assim, se o ouvinte quisesse que o seu aviso fosse passado apenas uma vez, era um preço, duas vezes outro preço e assim sucessivamente. Era um serviço social cobrado. Cheguei a fazer o Avisos para o Interior várias vezes porém, o locutor que ficou marcado pelo programa foi o Alfredo do Carmo.

*********
O Programa “Telefone para 272 e Escolha sua Música”! ficou no ar até 1964 quando o Elvestre Johnson foi contratado e passou a apresentar no horário (das 14 as 16h00) o “Tábua de Balanço”.

*********
Como é bom recordar as boas coisa da nossa vida. É por isso que gosta da comunidade que mantém uma pagina no facebook saudosismo portovelhense.

**********
Assista a partir do meio dia de hoje, o programa Viva Porto Velho no canal 17 RedeTV/RO.

Nenhum comentário: