quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 14.02.13


E a folia do carnaval chegou ao fim. Com isso, segundo o dito popular: “No Brasil, o ano só começa após o carnaval”.

*********
“Ai quarta feira ingrata, chega tão depressa só pra contrariar...”

*********
Porém, a “contrariação” chegou muito antes da quarta feira, principalmente para alguns dirigentes de blocos e eventos carnavalescos.

*********
Na realidade, o último dia de carnaval, não foi nada bom para os coordenadores dos Blocos Arerê & Cia, Urubuzada e principalmente para o CarnaLeste.

********
Sobre este último escrevemos alguma coisa aí ao lado. No Arerê & Cia (o bloco que foi puxado pelo melhor trio elétrico na atualidade em Porto Velho o do Wando), o quiprocó veio, segundo seus organizadores, com um erro da Comissão de Carnaval da Prefeitura  por parte da Semtran que informou a Policia Militar, que o desfile do Bloco teria que terminar a Uma Hora da madrugada quando o correto era Duas Horas.

***********
Depois disso, o bloco foi impedido de começar a se deslocar em virtude da falta de autorização para utilização do “Carro de Apoio” dentro do bloco. Esse impasse fez com que o bloco, cujo inicio do desfile estava marcado para as 21h00 só saísse às 23h00.

********* 
Isso depois de muita discussão entre os dirigentes do Arerê & Cia com os policias que estavam cumprindo normas (a maioria sem cabimento), constante do “famigerado” TAC do carnaval.


*********

Meu amigo Chagas Perez vice presidente da Funcultural, ouviu poucas e boas de um dirigente do Arerê que dizia; “Você é a única autoridade da prefeitura aqui presente, por isso tem poder para chegar com essas pessoas e dizer que o bloco está liberado, você tem que ser homem e tomar uma decisão”. Chagas apenas disse que não podia intervir numa decisão da Cia de Trânsito, que aquilo não tinha a ver com a prefeitura. Até uma senhora se dizendo vereadora em Humaitá (AM), protestou achando que “Isso é abuso de autoridade, sou vereadora e vou tomar as providencias devidas”.

**********
Na realidade, como já escrevemos na matéria sobre a não realização do CarnaLeste, o TAC assinado por todos os dirigentes dos blocos de trio elétricos de Porto Velho, proporcionou todos os incidentes ocorridos entre os policiais (que apenas cumpriam determinação previamente acordada) e os dirigentes de blocos.

*********
Acontece que na maioria das vezes, o bom senso prevaleceu, porém em alguns casos, como no CarnaLeste e no Bloco Arerê & Cia houve excesso de preciosismo no cumprimento do dever. Faltou o famoso “Jeitinho brasileiro”.

*********
Em nossa opinião quem deveria estar a frente dessas ações era a Comissão de Eventos de Grande Porte (ainda existe essa comissão?) e não a diretoria da Funcultural.

********
No dia do Bloco Banda dos Imigrantes a Semtran de inicio, impediu a saída do bloco por falta das famigeradas grades. Quem resolveu o problema foi a Presidente da Funculural Jória Lima.

*********
Como a equipe da Funcultural é pequena, não pode estar em todos os eventos. Foi o caso do CarnaLeste onde só a Cia de Trânsito marcou presença e como já dissemos, por excesso de preciosismo, não deixou o desfile e nem o carnaval daquela Zona da cidade acontecer.

*********
É necessário que se crie uma Comissão de Carnaval com bastante integrantes e que no inicio do desfile de cada bloco, essa comissão se faça presente, para que fatos lamentáveis como os da Zona Leste e do Bloco Arerê sejam resolvidos com antecedência e não na hora do bloco começar a desfilar.

*********
Já o Bloco Urubuzada quase não desfila porque, segundo seu presidente Domingos a Uniblocos não colocou o nome do bloco como beneficiário na utilização de Trio Elétrico por conta da emenda parlamentar cujo convenio foi firmado com a Secel.

*********
“O Mourão não atende telefone e nós estamos aqui sem saber o que fazer. A Bá (dona do trio), só libera o trio se tiver a anuência da Uniblocos”, dizia o desesperado presidente do Urubuzada.

*********
Foi então que a secretária da Secel Mara Alves foi acionada e compareceu ao local da concentração e autorizou a empresa proprietário do trio Predador a puxar o bloco dos “Framenguistas”. Quer dizer, a Urubuzada só brincou carnaval graças a intervenção de uma VASCINA.

*********
Depois de tantos entreveros, o ultimo dia de carnaval em Porto Velho conseguiu colocar nas ruas do centro histórico de Porto Velho, uma legião de foliões brincando carnaval até as primeiras horas da quarta feira de cinzas.

*********
O pessoal da Funcultural deve estar comentando: Ufa graças a Deus terminou o carnaval!

*********
Porém, nem só de problemas viveu o carnaval de Porto Velho. Alguns eventos são dignos dos melhores elogios entre eles a BATALHA DE CONFETE que aconteceu no Mercado Cultural com o apoio irrestrito da prefeitura através da Funcultural. Esse merece ficar no calendário de eventos da cidade. Amanhã tem muito mais!

Nenhum comentário: