quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 22.02.13


O Programa Estadual de Cultural está prestes a sair do papel. Acontece que desde segunda feira passada, uma equipe comandada pelo Fabiano Barros assessor do MinC em Rondônia, está se reunindo na Secel para tratar do assunto.


***********
Segundo Fabiano Barros, o principal objetivo das reuniões, que acontecem até hoje sexta-feira (22), é reunir informações sobre a realidade cultural do Estado, para o diagnóstico do Plano Estadual de Cultura.

*********
Essa elaboração do Plano deve ser definida durante a Conferência que acontecerá em Cacoal, no mês de abril, onde serão escolhidos também, os membros do Conselho Estadual de Cultura. A expectativa é reunir cerca de 300 representantes, de todo o Estado, dos mais diversos segmentos da cultura na região.

**********
De acordo com a gerente de cultura da Secel, Bebel, este tem sido um trabalho de sucesso. “Já nos reunimos com a sociedade civil e órgãos públicos para elaboração dos textos das leis e obtivemos um ótimo resultado com a aprovação das mesmas. Agora buscamos o mesmo resultado com a construção do Plano Estadual de Cultura contando com o apoio dos municípios e demais entidades”, destacou.

**********
A presidente da Fundação Cultural do Município, Jória Lima, afirmou que esse é um a passo a mais para que possamos entrar no cenário federal como um Estado onde se faz cultura e cultura de qualidade.

**********
Além dos representantes de alguns municípios como Rolim de Moura Ji Paraná, Ariquemes e outros, Porto Velho conta com a colaboração do Judilson que é especializado em elaboração de Projetos Culturais.


**********

Se tudo correr como previsto, abril será o mês da cultura em Rondônia.


**********

Por falar em cultura, na semana que vem a secretária da Secel Mara Alves e o Coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia José Monteiro participam em Salvador, de um encontro que vai reunir os gestores dos Pontos de todo o Brasil.


**********

Quando o Zé Monteiro retornar a Porto Velho, a equipe da Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia, começa a visitar todos os Pontos de Cultura do estado.

**********

A turma dos Pontos de Cultura Rondônia nessas alturas, já está regularizando suas documentações para quando a fiscalização chegar, estar com tudo em dia.


*********

Quem passou a fazer parte da equipe da Coordenação do Pontos de Cultura foi o Carlinhos Maracanã. Ufa até que enfim.


********

Hoje começa realmente o primeiro final de semana após o carnaval. Isso porque o carnaval em Porto Velho só terminou sábado passado, com a apresentação “parada’ do bloco “Tô de Folga”.

*********

Sendo assim, nada melhor do que curtir a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural, afinal de contas, Ernesto Melo esteve estagiando com o Adalton Magalha no Rio de Janeiro e com certeza, vai mostrar na noite de hoje, o que viu nas noites da Lapa

*********
Depois da Batalha de Confetes do Sandro Bacelar a fatura dos bares volta a subir na noite desta sexta feira. O cachê é que é fraco!

**********
A respeito disso, leiam o que o meu amigo Basinho, filho do Serpa do Amaral me enviou:

**********
Quero cumprimentar você, Sílvio Santos, tanto pela sua luta em favor da cultura popular quanto pelo amor e respeito que você tem à liberdade de pensamento. Verifiquei que a minha réplica aos seus comentários em torno da matéria que tratou da Batalha de Confetes no Mercado Cultural foi publicada no Diário da Amazônia online. Só mesmo um jornalista com elevado espírito democrático faria isso. Quero tirar o chapéu pra você! Vamos continuar escrevendo e debatendo, de forma respeitosa e salutar. A nossa Rondônia agradece a contribuição mínima que podemos dar à fomentação das nossas atividades culturais. Abraço! Antônio Serpa do Amaral (Basinho)


***********
Em discussão:


**********

O que é racismo institucional?


********* 

É o fracasso coletivo de uma organização em prover um serviço profissional e adequado às pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica.


**********

Como se manifesta?

*********

O racismo institucional pode ser visto ou detectado em processos, atitudes ou comportamentos que denotam discriminação resultante de preconceito inconsciente, ignorância, falta de atenção ou de estereótipos racistas que colocam minorias étnicas em desvantagem.


**********
Qual a sua conseqüência?


**********
Racismo institucional determina a inércia das instituições e organizações frente às evidências das desigualdades raciais. (Extraído do Programa de Combate ao Racismo Institucional no Nordeste do Brasil - DFID/PNUD).

*********

Os “meninos” chegam e a violência aumenta na cidade de Porto Velho!


*********
Bom vai ser a Fina Flor do Samba hoje a noite no Mercado Cultural!

Nenhum comentário: