segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 26.02.13


La pras bandas dos corredores da Assembléia Legislativa de Rondônia andei ouvindo umas conversas, a respeito de mudanças que podem acontecer na cúpula da Secel.

*********
A conversa já chegou aos corredores do prédio do relógio e acho que já ultrapassou as fronteira de Porto Velho chegando até Cabixi.

*********
As negociações segundo dizem, estão super adiantadas e podem ser concluídas até mês de maio.

*********
Isso nos deixa com a pulga atrás da orelha, pois em dois anos de governo, Confúcio Moura já empossou três secretários de Esporte e Cultura e o que aconteceu até agora na pasta, foi apenas a “DERRUBADA”  do muro do Aluizão.

********
Primeiro foi o Chicão Leilson que entre todos os que assumiram a Secel no atual governo, foi o melhor, até deixar de conversar com os segmentos culturais.

*********
Depois entrou o Emanuel Neri que não teve tempo nem de sentar na cadeira de secretário. Pelas conversas mantidas entre o Emanuel e os segmentos culturais sua gestão tinha tudo para dar certo, infelizmente aconteceu o que aconteceu. Foi uma pena!

********
Então sem que ninguém esperasse, o governador nomeou a Mara Alves que até a presente data vem se esforçando para administrar de maneira coerente a pasta.

********
Vale salientar que a Mara em se falando de projetos voltados para o segmento esportivo (sua praia), vem dando conta do recado.

*********
Porém na área cultural as dificuldades são muitas. Até porque, ela recebeu a Secel com a missão de “descascar um abacaxi” deixado sem querer, pela gestão anterior, que foi o não repasse dos subsídios do Flor do Maracujá, Centenário da Madeira Mamoré e Duelo da Fronteira.

*********
Mesmo sem poder atender diretamente alguns projetos culturais, pois a ordem do governo é só atender através de emenda parlamentar, Mara vem conseguindo desenvolver um trabalho que consideramos razoável.

********
Por isso é que ficamos com a pulga atrás da orelha, pois o negócio não é trocar a secretária da Secel.

********

O problema da Secel não é a pessoa da secretária ou secretário, é vontade do governador.

********
Se o governador não der apoio irrestrito ao dirigente da Secel, pode entrar quem entrar, até Deus que não vai poder fazer nada. Sem recurso ninguém governa.

*********
De que adiante o governador nomear um novo secretário só para atender os caprichos de algum deputado estadual, se não vai disponibilizar recursos para a realização dos projetos que estão parados na pasta.

**********
Mudar por mudar não adianta.

********
Voltarei ao assunto em outra ocasião, estamos apurando alguns fatos que dizem respeito à Secel. Principalmente na área administrativa.

*********
Outro assunto que está sendo badalado pelos quatro cantos de Porto Velho, é a criação da Liga das Escolas de Samba de Porto Velho.

********
Ontem 25, o então secretário da Fesec Cantarelli distribui nota, dizendo que a partir daquela data deixou de fazer parte dos quadros da Federação das Escolas de Samba de Rondônia.

*********
Canterelli justifica sua saída da Fesec dizendo que vai se dedicar a criação da Liga das Escolas de Samba de Porto Velho. “Prefiro cuidar das escolas de samba de Porto Velho, deixa a Fesec cuidar das entidades carnavalescas do interior”.

*********
Acho que a criação da Liga das Escolas de Samba de Porto Velho vem em boa hora, porém, é preciso que se regularize logo essa entidade, pois por incrível que pareça, o carnaval de 2014 está para começar.

**********
Sabem por que digo isso, porque as sinopses dos enredos devem ser distribuídas aos compositores no mais tardar, até o mês de agosto.

*********
E se realmente o enredo for comum de todas as escolas, no caso, o Centenário do Município de Porto Velho o sorteio da ordem dos desfile deve acontecer agora.

*********

E a Fesec  vai ficar com quem, já que de acordo com os idealizadores da Liga nem todas as escolas de samba de Porto Velho serão aceitas.

**********
Inclusive de acordo com o estatuto da Federação a eleição que vai eleger a nova diretoria é para acontecer no mês de maio.

*********
Quem está à frente da Fesec é o Cristóvão já que o Ariel Argobe está licenciado e com o afastamento do Cantarelli a coisa fica difícil de tocar.

*********
Como as escolas não desfilaram no carnaval deste ano, já era para a direção da Fesec ter marcado reunião para avaliar os acontecimentos que culminaram com o não desfile e começar a discussão sobre a nova diretoria.

*********
A Fesec deve administrar as escolas de samba do Interior, mais a Rádio Farol, Império do Samba e talvez a Diplomatas de Porto Velho. É aí que a vaca pode ir pro brejo!

*********
Com a palavra o Cabeleira e o Eufrásio!

Nenhum comentário: