quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 21.02.13


Pense na felicidade do pessoal da escola de música Sol Maior em especial, do José Barros Lima.


*********

Queridos alunos, pais e amigos, 


**********

Essa semana soube de uma notícia que fez a alegria não só minha, mas de todos aqui da Sol Maior:  Elton Julien, que estudou conosco durante 9 anos, conquistou o 1º lugar em um dos mais importantes concursos de piano do país, o Concurso Souza Lima. 


**********

Muitos de vocês devem se lembrar dele nos nossos recitais. 


**********
Parabéns ao pessoal da Sol Maior em especial, ao Elton Julien, que não só orgulha os integrantes da escola de música, mas, todos nós rondonienses. Quem disse que Rondônia não tem talento?

**********

Por falar em música, estou com saudade das apresentações do espetacular grupo do meu amigo Paulinho Rodrigues Waku’mã.

**********
Vencedor de vários prêmios Klauss Vianna o Waku’mã já representou Rondônia em vários festivais de dança em todo o Brasil.

********
O mais recente trabalho do grupo dirigido pelo multimídia Paulinho Rodrigues, foi o espetáculo “A Dança dos Banzeiros”, um trabalho de pesquisa desenvolvido junto à comunidade do Distrito de Nazaré no baixo rio Madeira, que culminou com o show de dança apresentado nos festejos de São Pedro.

*********
São projetos culturais como o do grupo Waku’mã, Cinco e Meia, Amazônia Encena na Rua, Festcine Amazônia, Curta Amazônia e Flor do Maracujá que merecem toda a atenção dos órgão ligados a cultura em nosso estado.

*********
Aqui lembramos também o projeto desenvolvido pelo Tim Maia com o Grupo Minhas Raízes no distrito de Nazaré e a peça O Homem de Nazaré do grupo Êxodo.

*********

São grupos que recebendo o devido apoio logístico, estarão prontos a representar Rondônia em qualquer evento, estadual ou nacional e até internacional , sem precisar se ajoelhar aos pés das autoridades para ser reconhecido.

*********

Precisamos pelo menos no segmento dança, não ficarmos deixando pensarem que em Porto Velho só existe as “academias” de dança de salão.

**********
Aqui é muito forte a pratica de danças folclóricas como Boi Bumbá e Quadrilha além das danças e ritmos andinos, afinal de contas, nosso estado faz fronteira com a Bolívia e é vizinho do Peru.


*********

Para não fiarmos só na dança, nossa música folclórica também é bastante praticada, principalmente durante os folguedos juninos, quando nossos grupos de bumbas tocam e cantam toadas de compositores locais.


*********
De algum tempo para cá, os grupos de dança de quadrilha, vêm incrementando e se apresentando com músicas de compositores locais.

**********

O que está faltando são as nossas emissoras de rádio valorizar (tocando), mais as músicas de autores regionais.

*********

A divulgação desses autores pelas nossas rádios, com certeza, vai levar nossa música a ser admirada por mais pessoas.

*********

É preciso que os órgãos que trabalham no fomento cultural, desenvolvam projetos que possibilitem o registro desse rico material musical.


*********

Precisamos registrar a obra do Bainha, Ernesto Melo, Silvio Santos, Neguinho Menezes, Babá, Genésio da Guitarra, Los Dinos, Anjos da Madrugada, Minhas Raízes, Waku’mã e tantos outros. Isso para ficar apenas em Porto Velho.

*********
É necessário se promover o mapeamento musical do estado de Rondônia de Porto Velho a Cabixi. Quantos talentos não estão isolados por esse estado a fora.

*********

Os cânticos entoados pelos “meninos cantores” na Festa do Divino que acontece todos os anos no Vale do Guaporé, já devia ter sido registrado, aquilo lá, é uma coisa genuinamente rondoniense.


*********

A Dança do Seringador praticada em Nazaré também merece registro, pois é de Rondônia.


*********

O governo está aí não para promover shows mercantilistas, mas, para valorizar a obra de seus artistas, daqueles que cantam sua aldeia.


**********


Agora mesmo a comissão encarregada de promover a legalização do Sistema Estadual de Cultura vem se reunindo na Secel.

*********
A convocação foi feita em todo o estado de Rondônia, mas apenas alguns municípios mandaram seus representantes.

*********

É preciso que os prefeitos incentivem mais a cultura em seus municípios. O Sistema Estadual de Cultura é a esperança de vermos tudo que escrevi acima, com grandes possibilidades de ser realizado.


*********

Acabou o tempo de se fazer cultura nas “coxas”, agora o negócio tem que ser muito bem elaborado.


**********

Poucos são os que ainda praticam a “compadragem”.

**********

Fulano atende o sicrano porque ele é amigo do prefeito, do governador, do vereador, do deputado seja la de qual autoridade for!


**********
Agora é o tempo dos editais e dos fundos de cultura. Quem não apresentar projeto consistente, vai ficar de fora.

*********

Ou a gente toma jeito, ou nossa cultura ficará sem jeito!

Nenhum comentário: