quinta-feira, 28 de setembro de 2017

SAUDADE - Morre Deusdete – Careca, Fundador do GRES KM-1


Careca é o penúltimo da esquerda para a direita

O samba de Rondônia está de luto! Faleceu na noite da última terça feira 26, Deusdete Morais de Paula mais conhecido como Careca.
Sambista do primeiro time, formado na Baixa da União de onde saiu para a Diplomatas do Samba ainda adolescente e se transformou em um dos três primeiros tocadores de SURDO da escola de samba que surgiu no ano de 1958. Pela amizade com o Bainha, conheceu Silvio Santos e mais tarde foi integrante do Conjunto “Samba Dez” que contava com Bainha, Jorge Andrade, Silvio Santos, Baba, Pedro Silva e outros bambas, Careca se transforma em pandeirista. Essa era uma disputa acirrada com o também pandeirista Pedro Silva.
Ainda adolescente foi ajudar seu pai na lida do Serviço de Navegação do Madeira – SNM, onde aprendeu o ofício de torneiro mecânico e mais tarde foi ser motorista do governo do Território prestando serviço na Garagem do Governo. Apesar de trabalhar como funcionário público Careca não deixou de participar das apresentações do Conjunto “Samba Sete” e pela amizade com Bainha e Silvio Santos ajudou a criar a Escola de Samba Mocidade Independente do KM -1 no ano de 1975. No carnaval de 1978 ao ser entrevistado minutos antes da KM-1 desfilar, disse ao locutor da Rádio Caiari: “Vamos ganhar de cabo a rabo” o que queria dizer, tirar nota máxima em todos os quesitos e foi isso que aconteceu.
Careca ficou conhecido também pela sua habilidade em preparar iguarias regionais, como “Panelada” (cozido com todas víceras mais mocotó de boi), Caldeirada de Carneiro (principalmente se o carneiro fosse roubado), caldeirada de peixe e cozidão. No bar do Cassimiro sempre que a turma se reunia para colocar algum bloco, a primeira coisa que fazia era convocar o Careca para preparar a “O Caldo de Carneiro”. Outra especialidade na culinária, era preparar Tartaruga. Constantemente Careca era convocada para preparar tartarugada para o governador Jorge Teixeira, Nessas investidas como cozinheiro do governador, sempre convocava o Silvio Santos para atuar como seu ajudante.
Não tinha tempo ruim para o Careca, na Banda do Vai Quem Quer no tempo do Manelão era ele quem preparava o caldo que era servido pra rapaziada durante os ensaios no Chaveiro Gold.
Deusdete Morais de Paula – nosso querido amigo Careca, nasceu no dia 2 de setembro de 1943 e faleceu no dia 26 de setembro de 2017. Seu corpo foi sepultado na tarde ontem 27, no cemitério de Santo Antônio. Descansa em Paz amigo Deusdete!

Nenhum comentário: