sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira - 02.09.17

Foi bacana, mais não foi legal, a abertura da Semana da Pátria em solenidade que aconteceu na praça do Palácio Rio Madeira também conhecido como CPA, na manhã de ontem dia 1º.
********
Bacana porque é realmente marcante, uma solenidade que reverencia a nossa independência;
*********
Não achei legal, porque muitas autoridades constituídas não prestigiaram o evento. Exemplo: o próprio governador Confúcio Moura preferiu prestigiar outra solenidade e deixou para o vice Daniel Pereira a abertura da Semana da Pátria.
********
Não vimos nenhum representante do poder Legislativo, pelo menos representando o presidente Maurão de Carvalho. Nem o Hermínio estava lá pra depois, sair criticando a administração atual, sua especialidade.
*********
Isso leva a crer que alguma coisa está no ar que não é avião e nem urubu. Será que o deputado Maurão que está pleiteando a indicação do seu partido, para disputar o governo estadual, esta desconfiado que esteja sendo “rifado” pelos corredores do Pacaás Novos.
********
Outra ausência notada e comentada, foi dos representantes do Poder Judiciário. Não tinha ninguém, nem mesmo o porteiro do TJ assim como não vimos ninguém do MP.
******** 
Nem mesmo um pelotãozinho da PM desfilou como aconteceu até o ano passado. Quer saber mesmo. Foi uma solenidade “meia boca”.
********
Será que o Chefe da Casa que coordena esse tipo de solenidade, está tão desprestigiado assim, pra faltar tanta autoridade considerada importante, numa solenidade com a da abertura da Semana da Pátria.
********
Lembro que os convites para esse ato cívico, até bem pouco tempo, eram disputados a “tapa”, gente fazia lobby para conseguir um, só pra ficar ao lado do governador do estado, ou pelo menos, para ter o privilégio em dizer: “Fui convidado para a solenidade da abertura da Semana da Pátria pelo governador.
**********
Naquele tempo, o convite dava direito a participar do Baile da Independência que depois que o 5º BEC chegou, era realizado no Clube dos Oficiais que ficava la na REO. Antes era ou no Ypiranga ou no Bancrévea
*********
Ontem, nem mesmo meu amigo Anizinho Gorayeb que assim como eu adora esse tipo de festa, marcou presença no CPA. Tava bem contando história no interior do estado.
*********
O prefeito preferiu curtir a abertura do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã e mandou um representante que ninguém conhece. É melhor esticar “canga” na praia, que hastear bandeira pro Daniel.
*********
Se nem o prefeito foi, imagina o presidente da Câmara dos Vereadores. Aliás, dos vereadores nem mesmo o mais cultural deles, Aleks Palitot compareceu. Vai ver também está “Trilhando a História” em Fortaleza do Abunã!
********
Não é que eu seja “fofoqueiro”... Acontece que gosto de ver os eventos relativos à independência do Brasil sendo bem respeitados, pelas nossas autoridades e ontem, na abertura da Semana da Pátria, fora o vice governador e mais alguns quatro secretários de estado, ninguém (autoridade) prestigiou a solenidade.
**********
Quero ver se no dia 7 de setembro, na Parada Militar/Estudantil que mais uma vez vai acontecer à noite, na avenida (mais que iluminada) dos Imigrantes, só vão comparecer as autoridades militares e como vem acontecendo todos os anos no atual governo, o vice governador Daniel Pereira.
********
Ia deixando passar, nem mesmo o Gerente de Esportes e nem o de Cultura, quanto mais o da Juventude da Sejucel marcaram presença na solenidade. Se o superintendente não foi, por que seus subordinados deveriam ir?
**********
Depois dessa, tenho quase certeza, que aquele moço, vai pedir minha cabeça à direção da Empresa. Olha minha cara de preocupado!
*********

Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil... 

Nenhum comentário: