sábado, 2 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira 03.09.17

Atenção produtores culturais, não deixem de participar da Oficina que o Rumos Itau Cultural vai oferecer nesta segunda feira 04, no Museu da Memória Rondoniense antigo palácio do governo. Na praça Getúlio Vargas.
********
A oficina começa as 18 horas e vai até as 22 horas, de amanhã segunda feira. A coordenação comunica que a entrada será pela praça Getúlio Vargas em frente ao Mercado Cultural.
********
Porto Velho é a primeira capital brasileira e em especial da região Norte, a receber a equipe do Rumos Itaú parta ministrar oficina de orientação, aos interessados em inscrever Projeto no Edital Rumos Itau 2017/2018. Vamos lá que o Itaú vai liberar 15 milhões através do Edital.
*******
Sábado passado quem orientou os produtores culturais na montagem de Projetos Culturais, foi o Banco da Amazônia. A turma se encontrou na Escola Duque de Caxias e foi orientada pela produtora Bené.
********
Quer dizer, dinheiro tem para a Cultura, o que falta, é a turma apresentar Projetos. Tem apenas um detalhe, o Edital do Banco da Amazônia não patrocina eventos carnavalescos, mais patrocina oficinas de artesanato, que bem elaboradas, chega as entidades carnavalescas.
********
Os Bancos cumprem suas partes quando abrem Edital de fomento à cultura e olha, que a grana não é pouca não. O Banco da Amazônia está disponibilizando R$ 2.4 Milhões para os Projetos Culturais. O bom do Edital do BASA é que o incentivo, é apenas para Projetos apresentados por pessoas e entidades da Amazônia.
*******
Já o Banco Itau coloca a disposição R$ 15 Milhões para todo o Brasil. Tem um detalhe, dez capitais serão privilegiadas no edital Rumos Itaú 2017/2018, entre elas está Porto Velho. Isso porque foi detectado que estas capitais, são as que menos apresentaram Projetos.
*******
Então nada melhor, do que ficar esperto e participar da oficina que vai acontecer amanhã no Museu da Memória Rondoniense quem sabe voc consegue aprovar um Projeto Cultural ou de Pesquisa.
********
Enquanto isso, o governo de Rondônia passa o tempo todo dizendo que está lançando 12 Editais de Incentivo a Cultura, mas, até agora, só saiu do Papel o Edital de Música Zezinho Maranhão e o de Audiovisual Lídio Shons. O resto é só conversa fiada.
********
Acho até que a Sejucel deveria passar a abrigar apenas o segmento do Esporte, pois aí ela está bem na foto. A Coordenação da Juventude deve estar agradando apenas os jovens que não tem nada a oferecer e nem a cobrar, pois, o negócio da equipe é não perder o CDS.
********
A Coordenação da Cultura ninguém sabe se ainda existe, pois não executa nenhuma ação. Até a reforma da Casa da Cultura não está sendo feita por ela. O SART tão badalado, pelo visto, só vai ser aberto em 2018 (se for). Se eu fosse o governador de Rondônia, já tinha extinguido o Departamento de Cultura da Sejucel. Só serve para pagar o CDS dos seus integrantes. Manda tudo de volta ao SESC.
********
Quem gosta mesmo da Gerencia de Cultura da Sejucel são os deputados estaduais, semana passada o pau quebrou de novo em cima da administração da Sejucel. O interessante é que os deputados batem com vontade na superintendência, e o gestor fica com raiva deste colunista, como se eu fosse o responsável pela falta de ação da entidade. Égua!
********

Por falar em ação, hoje os remanescentes do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã começam a chegar a Porto Velho. Todo mundo queimado (beradeiro não se bronzeia) pelo sol de Fortaleza.
*******
Espero que tudo tenha dado certo e que nenhum fato lamentável tenha ocorrido durante o Festival de Fortaleza do Abunã.
*******

Não esqueçam que o CÍRIO DE NAZARÉ em Porto Velho vai acontecer FORA DE ÉPOCA!

Nenhum comentário: