quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira - 06.09.17

Salve Fortaleza do Abunã que depois de mais de quatro anos, voltou a ser a Fortaleza que os turistas acrianos e portovelhenses gostam.
********
Parabéns a equipe da Funcultural comandada pelo Ocampo Fernandes e a equipe da Semdestur comandada pelo Julio Siqueira.
********
É claro que não esperávamos uma praia super lotada como a alguns anos, afinal de contas, há muito não se ouvia falar em Festival de Praia de Fortaleza do Abunã.
********
O evento 2017, mostrou que a Vila aonde nasceu Oscar Knight, Zé Baixinho, Neguinho Menezes e Chiquito Paiva e que ficou famosa graças a Dona Santinha Alencar e o Chico Reis e ao festival que se não estou enganado, começou na gestão Chiquilito/Carlinhos Camurça, tem potencial turístico.
**********
A praia que durante esse tempo todo, jamais deixou de ser valorizada pelos acrianos, voltou este ano, a contar com turistas de Porto Velho. “Minha pousada está repleta de portovelhenses, coisa que há muito tempo não acontecia”, disse um comerciante ao repórter Jaylson Vasconcelos enviado especial do Diário da Amazônia.
*********
Aí vem o pessimista questionar a freqüência de público em Fortaleza. Que quer isso mermão. Tá certo que não foi lá essas coisas, o público, porém, não tinha nenhuma vaga nas diversas pousadas. Isso quer dizer, que o objetivo foi alcançado. Pergunta aos comerciantes da Vila se o Festival deste ano deu prejuízo!
*********
Segundo o fotografo Roni Carvalho os donos de restaurantes, pousadas e bares estavam com o sorriso da largura do rosto de tanta felicidade, pela grana que estavam faturando.
*********
Os donos de catraia (canoas que transportam os turista de um lado para o outro, ou seja, do Brasil para a Bolívia), jamais faturaram tanto nos últimos anos.
*********
E ainda teve quem quisesse comprar o Festival de Fortaleza do Abunã com a Festa do Sol de Lábrea (AM).
*********
Pura falta de conhecimento. A Festa do Sol completou 27 anos no último final de semana, Lábrea é município do estado do Amazonas e sempre levou muito mais banhistas, mesmo quando Fortaleza estava no auge.
*********
E mais, quem encerrou a Festa do Sol este ano, foi nada mais, nada menos, que a dupla Simome e Simaria e aí, quer o que?
*********
Segundo publicações amazonenses a Festa do Sol concentrou este ano aproximadamente 20 mil pessoas.
*********
Quer um festival de praia que concentra muito mais gente que o de Lábrea?
*********
É o Festival de Praia de Pimenteiras no cone Sul de Rondônia, que vai acontecer de hoje dia 6 de setembro, até o próximo domingo dia 10.
*********
A prefeitura de Pimenteira estima receber este ano em seu Festival, aproximadamente 30 Mil turistas.

*********
Tem mais, sem atração nacional! As Bandas são todas ou de Rondônia ou de Mato Grosso.
*********
Bacana em Pimenteiras são os “Barcos Hotéis ou Pousadas” e ainda tem a opção da pescaria, afinal de contas Pimenteiras fica a beira do rio Guaporé.
********
A última vez que estive no Festival de Pimenteiras a atração culinária era Matrinchã assada na brasa, com vinagrete. É muito gostoso. Esse prato é oferecido nas bancas das esquinas das ruas e em toda a praia (é como se fosse churrasquinho em Porto Velho). Se você gosta de peixe com farinha, tem que levar a farinha, lá a Matrinchã é servida com macaxeira cozida.
**********
Outro Festival de Praia que é melhor que a Festa do Sol, é o Festival de Praia de Costa Marques.
*********
Segundo Cliuson o organizador do Festival, este ano a festa vai acontecer entre os dias 14 e 17. To me preparando para ir à Costa Marques.
*********
Como o assunto é Fortaleza do Abunã, só nos resta, parabenizar o prefeito Hilton Chaves por ter apoiado o Ocampo. Parabéns cambada da Funcultural!

Nenhum comentário: