quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira - 22.09.17


As coisas no âmbito da cultural em Rondônia, começaram a funcionar. É como diz o didato: 'Antes tarde do que nunca'.
********
Depois de uma árdua batalha, encabeçada pelo Fabiano e a equipe da Gerência de Cultura da Sejucel, os Editais de fomento a cultura começaram a ser publicados. Ano passado acanhadamente dois deles abriram o caminho, Zezinho Maranhão de Música e Lídio Sohns de audiovisual, foram os embriões. Os dois deram certo e alcançaram sucesso. Isso fez com que a equipe do Rodnei convencesse o governador Confúcio Moura que a melhor jogada para as Setoriais da Cultura é a publicação de editais.
********
Pena que os editais que estão abertos, só terão os Projetos contemplados, no início do próximo ano. Isso quer dizer, que dificilmente outros editais serão publicados no ano de 2018. Sabem por que?
********
Primeiro porque, segundo estão falando, o governador Confúcio Moura vai deixar o governo no início do ano, para se candidatar a uma vaga ao senado (justíssimo). Como sabemos, em Rondônia não se pratica as chamadas politicas públicas, principalmente quando se trata de cultura. Aqui cada governo que entra, coloca em prática as ideias que ele traz na mente, desde quando era criança e disse: “Um dia se eu for governador de Rondônia, vou fazer assim, assim na área cultural”, quer dizer, a politica pública não tem andamento.
********
Esse é o problema, 2018 vamos ter que escolher um novo governador uma vez que Confúcio não pode mais se candidatar ao cargo. Aí vamos ter que ficar rezando para o próximo governador continuar com a política dos editais.
********
Fabiano que após deixar o quadro de funcionários do Sesc tem todo o tempo do mundo para cuidar da politica cultural da Sejucel, está com vontade de continuar lutando pela manutenção dos editais.
********
Por falar nisso, na próxima quarta feira 28, no Palácio da Memória Rondoniense antigo palácio do governo, as 20 horas, Fabiano vai ministrar oficina de capacitação sobre como desenvolver projetos para atender os editais já publicados. Vamos lá camba de produtores culturais.
********
Outro lance bacana em prol dos segmentos culturais e de lazer, foi o que estava previsto para acontecer ontem a noite, na sede da FUNCULTURAL, a discussão da nova minuta da Lei 190.
*******
Parece que dessa vez, a fadada e odiada Lei Municipal 190, será defenestrada da agenda cultura de Porto Velho. Quem está comandando esse levante é o meu amigo gordinho Judilson Dias.
*******
Não vai ser fácil mexer na atual 190. Essa Lei foi criada para “amarrar” a empresa que promovia o carnaval fora de época em Porto Velho através do Bloco Maria Fumaça. Como o Maria Fumaça não tinha nada a perder, pois vivia as expensas de emendas parlamentares dos deputados estaduais de Rondônia. A lei pegou mesmo, foi tudo quanto era Setorial da Cultura.
*******
Se o Judilson e a equipe do Ocampo Fernandes conseguirem realmente modificar essa Lei, podem correr pro abraço. Será um feito que entrará para a história.
********
“Lembra da 190? Pois é! Foi a equipe do Ocampo quem conseguiu modificá-la”. E assim caso dê certo, que nós envolvidos com a cultura de Porto Velho, vamos nos reportar ao lembrarmos da 190.
********
Só não digo que as coisas estão entrando nos trilhos, porque a última vez que um governador usou essa frase, quase esmaga as finanças de Rondônia!
********
Hoje é sexta feira e a melhor pedida é curtir Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural a partir das 20 horas. Dizem que o Thiago vai patrocinar todas, em comemoração a aprovação de sua tese de Mestrado que foi sobre Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba.
********

Quer bater um papo sadio, me procura no Mercado Cultural durante A Fina Flor do Samba!

Nenhum comentário: