sábado, 9 de setembro de 2017

Rodnei Paes da Sejucel fala sobre abertura de editais

Quinta feira passada 7 de Setembro, durante os desfiles que estavam acontecendo na avenida dos Imigrantes em Porto Velho, conversamos com o superintendente da Sejucel professor Rodnei Paes, sobre os Editais de fomento a cultura, que foram publicados no Diário Oficial do Estado no último dia 5. Outro assunto foi as críticas que a equipe da Sejucel vem recebendo dos deputados estaduais que cobram mais dinamismo no atendimento de emendas por eles colocadas para vários municípios e que ficam “emperradas” na Sejucel.
Rodnei com a calma que lhe é peculiar, explicou o que está acontecendo e o que vai acontecer em sua pasta, da seguinte maneira:
Conversa
Os Editais já foram publicados no Diário Oficial, agora é só criar as regras, convocar os produtores, para que eles apresentem seus Projetos. É um novo modelo de gestão, uma nova postura do governo do estado. É democratizar o dinheiro público.
Salão de Artes de Rondônia – SART - Podemos dizer que já está acontecendo, uma vez, que as inscrições vão até o próximo dia 18 na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
Os Editais que foram publicados no Diário Oficial do Estado na edição do último dia 5, vão receber Projetos nos segmentos: Literatura, Teatro, Dança, Música Autoral entre outros. Leiam o Edital a partir da página 60 do DIOF e escolha o que mais se adequar ao seu segmento cultural
Quanto as críticas que a Sejucel vem sofrendo ultimamente por parte dos deputados estaduais, Rodnei disse o seguinte:
É um entendimento deles, você conhece a nossa realidade, somos uma superintendência, o Orçamento da Sejucel para este ano, é de R$ 400 Mil, para atender os 52 municípios. Hoje temos um volume de R$ 4 Milhões de emendas parlamentares, nossa equipe é pequena, não damos conta de acelerar.
Muitos desses Projetos que chegam das emendas dos deputados, que vêm pelas prefeituras, vêm com plano de trabalho errado, a equipe tem que sentar e refazer, atualizar a documentação, é muita burocracia. Temos que ser cautelosos.
O deputado tem o compromisso dele e quer que a emenda seja atendida logo e muitas vezes, se altera um pouquinho, nós entendemos e o que pedimos, é um pouquinho de paciência.
Até o final do ano vamos atender todas as emendas.


Nenhum comentário: