sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Patty Kiss – Divulgando a Guitarra Baiana

A musicista Patty Kiss encontra-se em Porto Velho divulgando a Guitarra Baiana uma junção do cavaquinho com o bandolim. O instrumentista Armadinho ajudou a desenvolver novos modelos de guitarras baianas em parcerias com luthiers como Luizinho Dinamite, Vitório Quintanilha e o grande Elifas Santana, além de ser o responsável pelo acréscimo da quinta corda ao instrumento.
Enquanto isso, aos 12 anos a menina Patty foi convidada a subir num trio elétrico para mostrar seus dotes com a Guitarra Baiana. “Na verdade eu só sabia tocar duas músicas, mais o cantor da Banda, logo notou esse meu problema e quando sentia que eu estava segura nas notas dizia: agora é com você Patty e assim fui cada vez mais, me dedicando ao instrumento”.
Depois dessa experiência, Patty foi morar no Rio de Janeiro e começou acompanhar alguns artistas, conseguindo fazer o início de uma boa divulgação. Ao retornar a Salvador Patty conta: Comecei a tocar com a banda Didá que era uma banda percussiva regida por Neguinho do Samba que também regeu o Olodum por muitos anos e criou a Didá que era integrada apenas por mulheres e lá estava eu. Foi aí que pela primeira vez, consegui tocar com Armadinho. Aroldo irmão de Armadinho me viu tocando criança e disse: “Vou fazer uma escolinha pra você estudar, foi ele que me apresentou a Armandinho, o tempo passou e voltamos a nos encontrar, quando ele foi colocar um solo no CD de Daniela Mecuri e nossa banda tinha uma participação no disco. De outra vez, estava dando aula de inglês e ele foi tocar na escola e eu disse, perco o emprego mas, não perco o show de Armandinho, aí ele chegou comigo e disse: “Você leciona inglês toca guitarra baiana entre outras coisas, você precisa levar mais a sério essa história de guitarra baiana”.
A Banda Didá fez muito sucesso.

Ao deixar a Didá Aroldo a levou para fazer carnaval na Banda onde tocava o Armandinho e a menina passou a fazer parte da equipe de produção da banda do seu ídolo. “Não tinha coisa melhor. Na Banda “Armandinho, Dodo e Osmar” eu praticamente cuidava de tudo. Cheguei a criar uma empresa de iluminação só porque eu via que eles se estressavam com a falta de compreensão dos iluminadores, afinal de contas a maioria são pessoas idosas, que merecem mais atenção e respeito. Para evitar isso criei a empresa e disse: Daqui pra frente vocês não serão mais aporrinhados”.

Em Porto Velho

Patty Kiss está em Porto Velho, com patrocínio da Amil Plano de Saúde e da MIG a única empresa que fabrica encordoamento de guitarra baiana no mundo, com a missão de divulgar o instrumento. “Isso sempre foi meu sonho, levar ao conhecimento de pessoas que vivem distante da Bahia o instrumento que amo. Por outro lado, estou em um relacionamento com o Ronald Vasconcelos que inclusive está produzindo um show que vou realizar em Salvador. Estamos a disposição de quem quiser apoiar palestras, apresentações e oficinas de Guitarra Baiana.

O telefone para contato é, (69) 9 9284-1060. “Vou ficar aqui a disposição durante 30 dias. Um dos pontos onde posso ser encontrada é na Escola de Música Jorge Andrade.
Patty Kiss irá se apresentar na próxima sexta feira dia 29, com Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.

Nenhum comentário: