quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira - 28.09.17


Uma coisa é certa, os dirigentes dos blocos de trio, estão se virando mais que charuto em boca de bêbado.
********
Mês passado se reuniram com o deputado Jesuíno na ALE e agora foi a vez de serem recebidos no gabinete do prefeito. Falei no GABINETE do prefeito, para tratar de como serão os desfiles carnavalescos dos blocos de trio, no próximo ano.
********
Nessa primeira queda de braço quem saiu “perdendo” foi o Ocampo. Acontece que a vontade do presidente da Funcultural, após conhecer como é que funciona o carnaval de Salvador (BA), era levar os blocos para desfilar num único circuito, exatamente como acontece na capital baiana.
*******
A idéia era levar os desfiles dos blocos, para o Espaço Alternativo. Como hoje vivemos, até certo ponto, num regime democrático, a prefeitura achou de consultar os dirigentes dos blocos, para saber se eles concordavam com a idéia trazida de Salvador.
******
Resultado, a maioria dos dirigentes de blocos não aceitou desfilar todo mundo junto e então, na reunião que aconteceu no gabinete do prefeito na manhã de ontem, ficou tudo como dantes no quartel de Abrantes.
*******
Quer dizer, todo mundo vai desfilar onde desfila desde quando o bloco foi criado. Ou seja, Galo, Murupi, os Blocos do Niee e Banda do Vai Quem Quer farão o circuito Caiari.
********
Us Dy Phora, Até que a Noite Vire Dia, Areal Folia, Canto da Coruja, Vai & Volta fazem o circuito Areal,
*******
Enquanto o Leva Eu, Jatuarana Sul, Furacão da Zona Sul e Tô a Tôa vão continuar fazendo o circuito Jatuarana. Não mudou nada, inclusive o CarnaLeste tudo indica, não vai acontecer de novo.
******
E tem mais. Cada um no seu dia tradicional, ou seja, a Banda do Vai Quem Quer no sábado, o Galo da Meia Noite na quinta feira, o Murupi no Domingo e por vai. Ficou o dito pelo não dito.
******
Tomara que os dirigentes da Federação das Escolas de Samba - FESEC, também consigam ser recebido pelo prefeito em seu gabinete, para provarem ou mostrarem ao prefeito, que os desfiles das escolas de samba trabalham a cultura e a história Regional, do Brasil e as vezes até mundial.
******
Desfile de escola de samba, É CULTURA PURA por isso, merece toda a atenção do poder público municipal. Os enredos contam história regional e brasileira através dos sambas de enredo e através das fantasias de alas e destaque além das alegorias.
******
A diferença dos desfiles dos blocos de trio para os desfiles das escolas de samba, é que os desfiles dos blocos é LAZER e os desfiles das escolas de samba é uma aula de história regional, nacional ou mundial, é CULTURA
*******
Olha dirigentes da FESEC, consigam uma audiência com o prefeito, para explicar que as escolas de samba são muito mais útil a cultura de Porto Velho que os blocos de trio. Batalhem, não fiquem de braços cruzados. “Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer!”.
********
Já postei nesta coluna, que tenho a solução para a prefeitura conseguir recursos para as escolas de samba, sem mexer no seu orçamento. Será um desfile a custo zero para a municipalidade.
********
Tem um detalhe, se não providenciarem a abertura do Processo que vai cuidar de recursos para as escolas de samba que vão desfilar no carnaval de 2018 neste exercício, vai ficar difícil.
********
Não podemos perder os enredos que vão contar as histórias de Bainha, Manelão e Severino Castro que serão homenageados pelas escolas de samba Asfaltão, São João Batista e Diplomatas do Samba respectivamente.
*******
Se eu fosse o prefeito, abraçaria esses temas de olhos fechados, ainda mais agora, que tão falando que ele (prefeito) vai ser candidato a candidato a governador de Rondônia!
*******
Amanhã tem Manga Rosa no Mercado Cultural!

Nenhum comentário: