quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LENHA NA FOGUEIRA 14.09.17

Semana passada a festa foi em Pimenteiras do Oeste, com a realização do seu famoso Festival de Praia, que atraia em sua grande maioria, turistas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
********
Vale a pena participar dos festivais de praia nas cidades que ficam a beira do rio Guaporé como é o caso, de Pimenteiras e Costa Marques. Por sinal, Costa Marques está convidando a população de Rondônia e dos estados vizinhos, para seu Festival que começa nesta quinta feira 14 e só termina no próximo domingo dia 17.
********
Não sei realmente qual o melhor festival de praia do estado de Rondônia, se o de Costa Marques ou o de Pimenteiras. Sei que os dois são ótimos.
********
Bem que Porto Velho poderia também trabalhar o seu Festival de Praia. Não to falando de Fortaleza do Abunã e nem da Jacy Paraná. To falando da cidade de Porto Velho e não do município.
*********
Não sei se o Anizinho se lembra, por muitos e muitos anos a grande atração de lazer aos domingos de verão em Porto Velho era a praia que ficava em frente a cidade. Depois passou para a praia do Belmonte. O último festival que aconteceu sob o patrocínio da prefeitura municipal de Porto Velho, foi no governo de Roberto Sobrinho quando o Pantera era o secretário de Esportes. Se não estou enganado o Pantera conseguiu realizar três festivais na praia em Belmonte.
********
Pra quem não sabe, as águas do Rio Madeira nesse tempo de verão, é verde. Não é aquela água barrenta que a gente esta acostumado a ver quando vai a beira do rio no tempo do inverno ou quando o Madeira está cheio.
********
Ta faltando criatividade por parte dos responsáveis dos órgãos que cuidam do turismo e da cultura municipal. O Festival de Fortaleza do Abunã foi bacana e tudo para o publico acriano. De Porto Velho mesmo, não deu 200 pessoas e a maioria estava lá, por pertencerem às secretarias que estavam participando da organização.
********
Apesar da estrada BR 364 esta dando toda condição no trecho entre Rondônia e Acre, a ponte que faz a travessia dos veículos em Abunã não garantia que o rio daria passagem normal à balsa. O resultado, foi que o Festival de Fortaleza do Abunã só não foi fracasso porque os acrianos salvaram a “Baixaria”. Se dependesse do turista de Porto Velho não se venderia nem uma cibalena.
********
Então prefeito, que tal colocar os órgãos de cultura e turismo para pensar num Festival de Praia da cidade de Porto Velho. Será que a displicência é porque em o Festival sendo na cidade de Porto Velho, ninguém recebe diária e nem ajuda de custo?
*******
Quer ver uma coisa? Semana passada Guajará Mirim promoveu o Festival Internacional de Fanfarra que começou a tarde e terminou na madrugada do outro dia e o que foi melhor com o Bumbodromo lotado.
*******
Porto Velho que tem as melhores fanfarras, não realiza nenhum evento relativo as fanfarras. É tudo feito nas coxas. Graças a pessoas abnegadas como Buzuca e o Cibalena e alguns outros como o maestro Liocélio, ainda assistimos algumas fanfarras nos desfiles de 7 de Setembro.
*******
A programação que vinha acontecendo na Madeira Mamoré “Som Livre” ninguém sabe explicar, parou. Era para acontecer na praça das Caixas D'água e por falta de instalação elétrica especial, não aconteceu e nem falaram se vai ou não acontecer no próximo domingo.
********
Vamos acordar e começar a pensar melhor a cultura de Porto Velho. Quem vive de lembrança é CEMITÉRIO!
********

Quer mesmo uma boa dica antes do Círio de Nazaré em Belém do Pará, vai po Festival de Praia de Costa Marques e curte uma visita ao Forte Príncipe da Beira. É programa cultural e turístico!

Nenhum comentário: