segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Lenha na Fogueira -12.09.17


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

O Círio de Nazaré em Porto Velho foi realizado domingo dia 10. A festa que até bem pouco tempo, acontecia no mesmo dia do Círio realizado em Belém ou seja, no segundo domingo do mês de outubro, este ano, sob protestos de devotos radicias, aconteceu domingo passado.
******
O samba enredo da escola Estácio de Sá do Rio de Janeiro para o carnaval de 1975 tem o seguinte refrão: Tem pato no tucupi, muçuã e tacacá, maniçoba e tucumã, açaí e aluá.
*****
O Círio de Nazaré realizado domingo passado em Porto Velho na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré no bairro Jardim Eldorado. Não teve nenhum desses pratos como sendo o principal.
*******
Na realidade, o que foi servido e vendido antecipado foi o “COSTELÃO”. Assado no estilo Gaúcho, muito bom.
*******
Segundo nossas pesquisas a festa realizada em Porto Velho pelo Pároco do Santuário de N.S. de Nazaré do bairro Jardim Eldorado comemora o ENCONTRO da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Saquarema no estado do Rio de Janeiro e não a aparição de Belém
********
No ano de 1630, no dia 8 de setembro, após uma forte tempestade, um pescador saiu para ver suas redes próximo ao mar de Saquarema. Ao passar pela colina, onde hoje está erguida a Matriz encontrou próximo ao Costãomorro de pedras que fica localizado no centro da cidade, uma forte luz. Decidiu então chegar mais próximo e encontrou uma imagem de Maria (Mãe de Jesus, deu-lhe então o título Nossa Senhora de Nazareth)
********
Decidiu então levar a imagem a para sua casa, para protegê-la do tempo. Reunindo toda vila de pescadores e índios. Após guardarem a imagem, foram dormir. No dia seguinte descobriram que a imagem não estava no mesmo lugar, e iniciou-se uma grande procura em toda a aldeia, achando-a horas depois no mesmo morro onde foi encontrada, levaram-na novamente para a casa, mas na manhã seguinte ela desapareceu novamente. Então decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazareth. Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões inaugurada em 1837.
*******
O Pároco do Santuário de Nazaré de Porto Velho deve ser carioca, pois resolveu implantar em Porto Velho, mesmo sendo criticado pelos paraenses, a festa que acontece em Saquarema no estado do Rio de Janeiro.
*******
Sobre nosso Círio o tradicional, a história diz o seguinte: Quem trouxe a devoção para Porto Velho foi Aluízio Pinheiro Ferreira que entre outras coisas foi o 1º Diretor Brasileiro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o 1º Governador do Território Federal do Guaporé e o 1º Deputado Federal eleito pelo Território Federal do Guaporé.
********
Durante esse tempo todo, ou seja, de 1930 até o ano passado, o Círio de Nazaré em Porto Velho, foi realizado no segundo domingo de outubro, igualzinho acontece em Belém do Pará.
********
Agora, pelo menos enquanto a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Porto Velho for dirigida pelo padre que lá está, o Círio de Nazaré vai acontecer no mês de Setembro.
*********
Encontrei o Bainha o Fogueteiro da procissão do Círio de Nazaré ha muitos anos, e ele me disse da decepção pela troca da data da realização da procissão em homenagem a Nazaré este ano. “Os verdadeiros devotos de N.S. de Nazaré vão se reunir no segundo domingo de outubro, para festejar o verdeiro Círio de Nazaré”, disse Bainha indignado!
********
Acontece que nas redes sociais, o que vimos, foram registros de muita gente na igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Aliás, na quadra da escola administrada pela paróquia, curtindo o Costelão assado no estilo gaúcho.
*********
Agora é assim: Sai o Pato no Tucupi e entra o COSTELÃO GAÚCHO!


Nenhum comentário: