quinta-feira, 23 de março de 2017

Lenha na Fogueira - 24.03.17


Olha só, ante ontem à noite, participei como convidado do presidente da Academia Rondoniense de Letras escritor Júlio Olivar, da homenagem ao general Costa Neves da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
*******
Foi realmente um ato muito bonito que a ARL proporcionou aos convidados e em especial ao general e sua esposa senhora Daniela.
********
Há dois anos, fui pautado para cobrir a abertura do concurso de Artes Plásticas, promovido pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e ao chegar ao Quartel da Duque de Caxias, fui recepcionado por aquele senhor, simpático (até então não sabia de quem se tratava) que me conduziu até a sala de reunião, onde existia uma mesa grande e ali ficamos batendo papo, sobre assuntos diversos. Foi então que chegou o oficial da comunicação e ao se apresentar, se enquadrou ao general. Só aí fiquei sabendo que aquele cidadão que me recebeu com toda gentileza, era nada mais nada menos que o general comandante da Brigada.
********
Daí pra frente nos encontramos por várias vezes, sempre em solenidades culturais, como a premiação do concurso de Artes Plásticas (por duas vezes), inauguração do Memorial Rondon na Vila de Santo Antônio, na entrega da obra do Memorial Jorge Teixeira e mais recentemente na doação da espada do coronel Teixeira ao Memorial.
*******
Quarta feira passada, o encontro foi de despedida. Fiz questão de apertar a mão do general Costa Neves e agradeci por tudo que ele em apenas dois anos, fez pelo nosso patrimônio cultural;
*******
Em tão pouco tempo, ele inaugurou o Memorial Rondon o mais completo do Brasil sobre a história do marechal Rondon que funciona na Vila de Santo Antônio.
********
Chamou a Cida e a professora Yedda e assumiu a reforma da casa onde funciona o Memorial Jorge Teixeira e ainda se propôs e colocou soldados para auxiliar na manutenção do ambiente.
*******
Foi ao Forte Príncipe e assumiu sua revitalização. A obra está em andamento. Quer dizer, o general Costa Neves fez em pouco tempo o que muitos não fizeram a vida toda.
********
É como escreveu o Viriato: “Se o nosso contingente de homens públicos tivesse o caráter, o preparo e a determinação em realizar do eminente general Costa Neves, certamente teríamos, há muito, um estado de Rondônia muito melhor do que temos”.
********
Obrigado Júlio Olivar pelo convite. Aliás, o presidente de honra da ARL o eloquente William encantou os presentes e creio mais ainda o homenageado, com um belíssimo discurso. O cabra é bom de oratória.
********
Foi realmente uma noite muito bacana a de quarta feira passada, ainda mais quando tivemos a oportunidade de bater papo com o seu Euro Tourinho, aliás, professor Euro Tourinho. No jornalismo tupiniquim não tem pra ninguém.
********
Outro garoto bom de conversa, é o presidente da OAB Andrey Cavalcante, ele foi fundo na pesquisa sobre a vida militar do general Costa Neves. Agora calma mesmo, é com o Juiz Federal Dimis, suas palavras mais que bem explicadas brotam de uma maneira que todos ficam como se estivessem “encantados”.
*******
E agora, pergunta o folclorista brincante de boi bumbá: “Égua, o Sílvio Santos agora só vive metido com esse povo intelectual, será que ele vai abandonar a defesa da Cultura Popular?”.
********
Tá ficando doido é doido? Tá vendo logo que jamais abandonarei o segmento que me faz feliz, que me deu tudo que tenho (inclusive a mulher)? Não é assim não!
********
Até porque, na solenidade de despedida do general Costa Neves, teve apresentação folclórica. É isso mesmo, a Cia Yaporanga se apresentou e foi superaplaudida pelo publico presente ao auditório da OAB.




*******

Tão vendo aí bando de “abestados”, aonde vou, o folclore acontece ou a Cultura Popular vai junto.

Nenhum comentário: