quinta-feira, 23 de março de 2017

ARL presta homenagem ao General Costa Neves


A Academia Rondoniense de Letras - ARL e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, atendendo proposição do juiz federal Dimis Braga (também imortal da ARL), prestou na noite da última quarta feira 22, homenagem ao General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.
Após dois anos, comandando a 17ª Brigada de Infantaria de Selva o general Costa Neves vai assumir a relevante função de comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, cuja sede fica no município de Resende no estado do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu no auditório da OAB/RO e contou com a presença de autoridades constituídas como o governador em exercício Daniel Pereira, militares, membros da Academia Rondoniense de Letras, intelectuais, historiadores, jornalistas e convidados.
A Banda de Música da Brigada abriu os trabalhos executando os hino Nacional e o hino Céus de Rondônia
O cerimonial convidou o Juiz Federal Dimis Braga para fazer a abertura oficial do evento e logo em seguida, o presidente da OAB Andrey Cavalcante fez um breve relato, sobre a biografia do homenageado, terminando agradecendo pelo “importante trabalho cívico/cultural desenvolvido pelo senhor general Costa Neves”.

O presidente da Academia Rondoniense de Letras - ARL jornalista e escritor Júlio Olivar, entre outras lembranças, falou sobre a importância dos militares na formação e integração do hoje estado de Rondônia. “Nesta data (22 de março), está fazendo cem anos, que foi lançado o livro “Rondônia” de Roquete Pinto e graças a essa publicação, nosso estado se tornou o único estado brasileiro, a ter o nome de um herói nacional o general Rondon. General Costa Neves, entre outros legados, nos deixa o Memorial Rondon, e o apoio irrestrito na manutenção do Memorial Jorge Teixeira e a revitalização do Forte Príncipe da Beira”, disse Júlio Olivar concluindo: “Senhor general Costa Neves é Muito comum festejar a chegada, porém, poucas são as vezes que saudamos a quem parte. O senhor deixa aqui em Rondônia, rastros para voltar sempre, é de casa, como legítimo representante maior do exército brasileiro nesta terra de Rondon. O senhor não foi e jamais será mais um, assim como não passaram incólumes os militares que por aqui passaram. O senhor faz parte dessa plêiade de patriotas, que estão vivos no consciente coletivo e na história de Rondônia”.
As homenagens prosseguiram com entrega de placas com agradecimentos pelos serviços prestados ao estado e em especial a Porto Velho.
A senhora Daniela esposa do general, por insistência da plateia, subiu a tribuna e fez um breve relato da vida do casal, lembrando-se desde os tempos que o conheceu ainda estudante da Academia Militar de Agulhas Negras. “O Cadinho me ensinou muito, exatamente hoje a gente contabilizou nossa vigésima segunda mudança e agora voltando pra Resende onde nossa filha nasceu há 28 anos. Tenho que dizer aqui, que ele me ensinou a dirigir, porque é o orgulho dele “poxa você dirigi como eu te ensinei”. Peço a Deus que te abençoe sempre Cadinho especialmente na sua próxima missão. Finalizo com a frase: Sou esposa de soldado e esposa de soldado quero ser! Selva”.

Para concluir essa nossa matéria, lembramos o que escreveu o médico e escritor Viriato Moura: “Na condição de um dos representantes da tradição deste pedaço de Brasil, cuja família aqui vive há mais de sessenta anos, creio poder afirmar, com convicção: se o nosso contingente de homens públicos tivesse o caráter, o preparo e a determinação em realizar do eminente general Costa Neves, certamente teríamos, há muito, um estado de Rondônia muito melhor do que temos”.

Nenhum comentário: