sexta-feira, 31 de março de 2017

Lenha na Fogueira 1º.04.17



Hoje 1º de abril de acordo com os mais antigos, aqueles do tempo do meu amigo Anizinho Gorayeb, comemora-se o Dia da Mentira.
********* 
Apesar de dizerem que “Mentira Tem Perna Curta”, é comum alguém, inclusive pessoas consideradas ilibadas pregar ou sair por ai contando mentiras. Aliás, os maiores mentirosos do Brasil são os políticos, que nas campanhas prometem tudo e depois de eleitos não cumprem o que prometeram.
*********
Em Porto Velho tivemos alguns mentirosos que ficaram famosos, entre eles o Médico Dr. Demerval. Inclusive no tempo que ele morou por aqui, no dia 1º de abril, seus amigos faziam Alvorada na porta da sua casa, festejando sua fama de mentiroso.

**********
Entre as estórias que ele contava na maior cara de pau, afirmando que era verdade, que tinha acontecido com ele numa viagem de avião de Porto Velho a Guajará Mirim era a seguinte:
********
Já o avião estando fazendo as manobras para aterrissar no aeroporto da Pérola do Mamoré, caiu e na ânsia de encontrar um caminho que levasse os passageiros a uma localidade segura, ele Demerval se embrenhou na mata e perdeu seu relógio. Alguns anos depois, andando justamente pelo local da queda do avião, de repente escuta aquele barulho: tica tac, tic, tac... Foi procurar e para sua surpresa viu aquele relógio pendurado no galho de uma árvore funcionando e com a hora certa.
********
Às vezes ele trocava o relógio, por um LP, (disco de vinil), dizendo ele, que entrou na mata e de repente. começou a ouvir: “Quem és... Quem és... então foi procurar de onde vinha aquele som e encontrou engatado  num pé de laranja, o pedaço de um disco (LP) que ficava rodando conforme o vento e passava por um espinho da laranjeira e pegava só a parte da música Quem  és... Quem és. Era a musica do Waldick Soriano: “Quem és tu...”.
********
 Outro grande contador de estórias era o Manelão o General da Banda do Vai Quem Quer. No livro “As Peripécias do General” o autor relata várias mentiras que ouviu do Manelão e entraram para o anedotário da cidade. Entre elas:
********
A que ele contava que deu um rasante com um avião Paulistinha, em cima de um pé de jenipapo, pegou um fruto e jogou em cima da casa de uma moça, pela qual era apaixonado.
*********
E o que deu origem ao Dia Internacional da Mentira? Veja na matéria abaixo
*********
A versão mais conhecida para a data remonta ao século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.
*********
Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro obedecendo ao calendário gregoriano.
*********
Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.
*********
Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo e dura até hoje. Neste dia, todos precisam ficar atentos. Até mesmo grandes jornais e revistas publicam noticias falsas, para enganar e brincar com os leitores.
*********
Porém dois eventos que vão acontecer no dia de hoje não são pegadinha ou mentira.
*********
A FEIJOADA da escola de samba Acadêmicos do São João Batista é a pura verdade e vai acontecer as partir das 11 horas na Associação Salve Jorge. Vai lá morena!
*********

E a realização da 22ª edição do Projeto Samba Autoral no Bar do Calixto a partir das 14 horas.

**********
Salve o dia 1º de abril. O Dia Internacional da Mentira!

Nenhum comentário: