quinta-feira, 30 de março de 2017

Cia. de Dança apresenta “moebius” em Rondônia


Contemplada pelo Ministério da Cultura (MinC) com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para circular na região Norte, a Grão Cia. de Dança, de Florianópolis, fará a sua primeira turnê fora de Santa Catarina em abril. O grupo apresentará o espetáculo “Moebius” nos dias 9 e 10, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho; 12 e 13, no Teatro Dominguinhos, em Ji-Paraná (RO).
A montagem é o resultado da pesquisa deste coletivo de bailarinos dirigidos por Lidiani Emmerich e Gabriel Ferreira, que partem da dança de salão para dialogar com as demais linguagens do movimento corporal e outras vertentes artísticas. Tendo por inspiração a obra do holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), admirado pela capacidade de produzir imagens gráficas com efeitos de ilusão de ótica, o grupo faz uma abordagem contemporânea sobre os aspectos de nossos percursos diários e a interferência de nossas escolhas.
Moebius” promove ainda, como atividades paralelas, uma exposição fotográfica retratando o embaralho óptico provocado pelos bailarinos, uma conversa com o elenco após as exibições e uma oficina sobre o processo de criação do espetáculo. A programação é totalmente gratuita.
Além do patrocínio do Governo Federal, a circulação pela região Norte tem apoio institucional da Cenarium Escola de Dança, Cleber Valerio Studio Fotográfico, Só Click Laboratório Fotográfico, escola de aikido Kawai Shihan Dojo, Agenda Porto Velho, Ray Quintino Dança de Salão, Fundação Palácio das Artes Rondônia (Funpar), Fundação Cultural de Ji-Paraná, Governo do Estado de Rondônia, Sesc Acre, Fundação de Cultura Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus, Sesc Manaus e Criatê Produções.


Palco


Desenvolvido por bailarinos que têm a dança de salão como ponto de partida, “Moebius” é um trabalho de pesquisa entre corporeidades deste gênero de dança, afetadas pela investigação contemporânea de aspectos como escolhas, encontros, fugas, retornos e busca de estados de sintonia, alimentado com técnicas de tai chi chuan, contato improvisação e aikido.
A estreia ocorreu em 2014, com apresentação única assistida por 350 pessoas, sendo possível graças aos recursos obtidos por meio da plataforma de financiamento colaborativo Catarse. Em 2015, foi exibida de forma compacta na abertura da Mostra de Danças de Salão de Florianópolis – Baila Floripa, para cerca de 800 espectadores.

Em 2016, o projeto ganhou impulso com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, envolvendo aproximadamente 1.350 pessoas entre espetáculos e oficinas em Florianópolis, Blumenau e Joinville. Agora cumpre agenda em Manaus, Porto Velho, Ji-Paraná (RO) e Rio Branco pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Nenhum comentário: