terça-feira, 21 de março de 2017

Lenha na Fogueira - 22.03.17


Hoje as 14 horas, a Funcultural de Porto Velho reúne representantes de todas as Setoriais da Cultura no Mercado Cultural.

**********
Em discussão, a pauta das políticas públicas para a cultura no município de Porto Velho. Na realidade, semana passada, o representante da Funcultural Judilson Dias reuniu esse povo e solicitou que levassem para a reunião de hoje, sugestões que podem ser colocadas na pauta de discussão da Conferencia Municipal de Cultura prevista para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de maio vindouro.

*********
O Sistema Municipal de Cultura estava sem atividades, desde o governo de Roberto Sobrinho quando foi implantado em Porto Velho. Agora, na gestão de Hildon Chaves com o Ocampo a frente da Funcultural, o negócio começou a andar novamente.

********
A idéia é atender as reivindicações das setoriais de todos os segmentos culturais do município. Na reunião desta quarta feira, com certeza, as discussões serão acirradas, pois, cada Setorial vai querer o maior quinhão para o seu segmento, o que não é errado.

********
O SMC ficou tanto tempo parado, que os membros das Setoriais nem sabem se ainda são membros. Assim como os representantes de cada Setorial no Conselho de Cultura já que o mandato de todos venceu faz tempo.

********
Para o SMC funcionar direitinho, é preciso que as Setoriais sejam reativadas, e que cada uma indique dois nomes para o Conselho, um titular e um suplente.

********
Para os Projetos apresentados pelas Setoriais serem analisado, é preciso que o Conselho esteja funcionando a todo vapor e para o SMC atender os projetos aprovados pelo Conselho, é preciso que o Fundo de Cultura tenha recursos em caixa.
********


É bom que os envolvidos nas diversas Setoriais participem das reuniões que estão acontecendo desde a semana passada, para depois não ficarem dizendo que a Funcultural tá puxando a brasa para a sardinha de determinada segmento cultural. Chamo a atenção especial do pessoal do segmento Cultura Popular que envolve o segmento folclore (Quadrilhas, bois bumbás, grupos de dança folclórica etc) e do Carnaval (Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos).

**********
As políticas públicas para a cultura, priorizam o sistema de EDITAL e os Editais geralmente são relativos a uma determinada atividade. Exemplo: Edital da Música; Edital do Folclore, Edital da Dança e assim sucessivamente. Isso quer dizer, que, quem tiver o melhor projeto em cada área, será contemplado.

*********
Espero que a equipe do Ocampo coloque realmente o SMC para funcionar de acordo com sua proposta de criação. Fomentar a cultura municipal como um todo. Se assim for, a turma vai correr pro abraço.

********

Para encerrar a conversa de hoje! Lembramos que a partir das nove horas a Superintendência de Turismo de Rondônia – SETUR vai receber o público de modo geral, na Galeria de Artes do Palácio Rio Madeira – Módulo Rio Pacaás Novos para abrir a exposição de fotografia “Rondônia é Mais”, ao tempo que vai anunciar os vencedores do Concurso de Fotografia Rondônia é Mais.

********
Júlio Olivar acompanhou todas as etapas do Concurso, que está em sua terceira edição e desta feita, recebeu fotografias de concorrentes de mais de 45 cidades. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro.

********

Tem cada foto, que vai deixa muito fotografo profissional de queixo caído. O objetivo é mostrar o potencial turístico do estado de Rondônia.

********
Tem foto de animais atravessando rios, foto da floresta, de pássaros, do pôr do sol, de cacheira, de mulher enfim, é foto pra encher os olhos de qualquer um.

********
To na exposição de fotografia: Rondônia é Mais da SETUR.

Nenhum comentário: