sexta-feira, 17 de março de 2017

Lenha na Fogueira - 18.03.17


Os segmentos culturais de Porto Velho estão em ebulição. Acontece que na última quarta feira dia 15, o Departamento de Cultural leia-se Judilson Dias da Funcultural, reuniu o povo de todos os segmentos culturais, numa das salas do prédio onde fica o Teatro Banzeiros e alertou que, é preciso que as Setoriais voltem a se reunir para elaborarem suas reivindicações, que serão colocadas na pauta da Conferencia Municipal de Cultura, prevista para acontecer na segunda quinzena do mês de maio.
********
Além disso, as setoriais devem eleger seus representantes para o Conselho de Cultura cuja eleição da presidência também ocorrerá justamente durante a Conferencia.
********
O Sistema Municipal de Cultural - SMC foi criado quando o prefeito era o Roberto Sobrinho e enquanto ele esteve no comando do município, as reuniões aconteciam com frequência. Entrou a gestão Mauro Nazif e as reuniões foram ficando escassas até que não mais aconteceram.
********
Inclusive, a presidente do Conselho foi embora do município de Porto Velho e até hoje, não convocaram reunião para eleger um novo presidente. Até hoje, a Golda que mora Guajará Mirim é a presidente de direito do CMC.
********
Na reunião de quarta feira 15, Judilson disse da necessidade do funcionamento das Setoriais e principalmente do Conselho. O presidente da Funcultural Ocampo Fernandes passou pela sala onde estava acontecendo a reunião, fez seu discurso pedindo a ajuda de todos “Para que possamos desenvolver os Projetos Culturais pela Funcultural”, disse e foi embora.
*******
O Conselho é integrado por representantes do poder público municipal e por membros da sociedade civil. Por força da Lei, o Presidente é o Presidente da Funcultural.


********
Para o Sistema Municipal de Cultura funcionar, é preciso que as Setoriais também funcionem a pleno vapor e escolha seu represente no Conselho. Os Conselheiros é que analisam os projetos que são encaminhados pelas Setoriais que, se aprovados, recebem os subsídios oriundos do Fundo de Cultura que também deve ser implantado pelo poder municipal e para funcionar, é preciso de uma diretoria, formada pelos Conselheiros e os nomeados pelo prefeito.
********
Na próxima quarta feira dia 22, Judilson quer reunir de novo os representantes de todas as Setoriais para aí sim, formular a pauta que será discutida no Seminário Municipal de Cultura previsto para os dias 24, 25 e 26 de maio.
********
Chamo atenção para a nossa, Setorial da Cultura Popular que é formada por representantes dos grupos folclóricos e das escolas de samba. Precisamos nos reunir antes da próxima quarta feira 22, para chegarmos na reunião com o Judilson, com uma pauta discutida e aprovada. Se não fizermos pela gente, quem fará?
*********
O Ocampo prometeu que em março, começaria a discutir o carnaval de 2018. Até agora nem os desfiles das escolas de samba de 2017 está garantido. Vamos ver se garantimos a funcionalidade do Sistema Municipal de Cultura.
********
Pelo menos a Conferencia já tem data marcada, 24, 25 e 26 de maio, No meio disso tudo, se pretende realizar os desfiles das escolas de samba, no final de abril e as festas juninas cujo primeiro evento, será o Flor de Cacto no final de mês de maio.
*********
Equipe boa pra tudo isso, a Funcultural tem, porém, é preciso mais pé no chão e mais cuidado quando falar sobre os eventos culturais. Vamos anunciar as datas das realizações, só quando estiver tudo certinho, pra não quebrar a cara.
********
Tem o ditado que diz Povo sem cultura, não tem história pra contar” e o outro mais direto: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”.
********

Fui! pro Rio Preto com a turma da Banda!

Nenhum comentário: