quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeitura garante repasse às escolas de samba


 Desde o mandato do prefeito Carlinhos Camurça, a prefeitura de Porto Velho não realizava os desfiles das escolas de samba, no primeiro ano do primeiro mandato do prefeito eleito. Assim aconteceu no início do governo de Roberto Sobrinho em 2005 e pior ainda, no governo de Mauro Nazif quando os desfiles só aconteceram no último ano da gestão 2016. Talvez por isso, os carnavalescos das nossas escolas de samba, aplaudiram na manhã desta quinta feira 12, o discurso do presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes no momento que anunciou que o prefeito Hildon Chaves havia autorizado o repasse do aporte financeiro no valor de R$ 400 mil para que as escolas de samba montem seus enredos.
Durante a coletiva que aconteceu na sede da Funcultural de Porto Velho, Ocampo apresentou o Decreto n° 14.326 assinado pelo prefeito, que autoriza a realização do carnaval no município de Porto Velho. Na ocasião Fernandes informou que o Edital de Chamamento Público que vai credenciar a empresa responsável pelo repasse às escolas de samba, foi publicado no Diário Oficial do Município e que se tudo correr como o desejado, as escolas receberão o aporte ainda neste mês de janeiro.
Logo após a solenidade de apresentação do Decreto do Carnaval o presidente da Fesec Hudson Mamedes reuniu dirigentes de todas as escolas de samba para deliberar sobre como será realizado o rateio dos R$ 400 mil. “O dinheiro será dividido em duas cotas: 75% às entidades do grupo especial e 25% às de acesso, o que foi aprovado”.
Ocampo afirmou que para o carnaval de 2018, os blocos também deverão receber ajuda financeira, dentro de um plano da prefeitura de profissionalizar o evento. “Isso será feito através de parcerias com a iniciativa privada, ficando o município como articulador, diferente de agora, quando os dirigentes dos grupos estão sozinhos à busca de ajuda financeira, o que é muito difícil”, disse Ocampo.

Festa para os 102 anos da instalação do município

Dia 24, quando Porto Velho vai completar 102 anos de instalação a prefeitura realizará, através da Fundação Cultural, evento de comemoração da data, o que há muito não ocorre. A informação é do presidente da entidade, Antônio Ocampo Fernandes, que anunciou a apresentação de várias atrações artísticas e culturais, entre elas o intérprete (puxador) de samba enredo Nego. O evento ocorrerá na área parque do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no centro histórico da cidade, e terá, diz Ocampo Fernandes, custo zero ao município, além de ser aberto pela banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
Entre as ações também estão programadas exposição de artesanato, rua de lazer, educação para a saúde – aferição de pressão arterial, orientações sobre controles de diabetes, DST e Aids.
ATRAÇÕES

Já as atividades culturais terão apresentações dos artistas Ernesto Melo, Beto César, Sal da Terra, Bado, Gilson, Louro Rodrigues, Carlinhos Moreno, Mc Geno, Fabinho F2 (hip hop), Zezinho dos Cobras, Paulinho Rodrigues, Vitrola de Ficha, Semáforo 89, Edneide Souza e banda, além de Nego

Nenhum comentário: