segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira - 24.01.17


Hoje nossa querida Porto Velho está completando 102 anos de instalação. No dia 24 de janeiro de 1915, o Major Guapindaia de Souza Brejense assumia oficialmente a prefeitura do recém-criado município do estado do Amazônas.
********
Aí ao lado, publico a história sobre a famosa “Linha Divisória” que faz parte do meu livro ainda inédito, “Minha Querida Porto Velho”.
********
Por falar em livro, o primeiro de minha autoria “As Peripécias do General” será lançado no próximo dia 2 de fevereiro. Justamente na inauguração do Calçadão Manelão pelo prefeito Hildon Chaves.

********
Na oportunidade a direção da Banda do Vai Quem Quer vai promover o lançamento das camisetas do bloco para o carnaval deste ano. A respeito do nosso livro, o jornalista Lúcio Albuquerque escreve o seguinte:
********
A importância de seu trabalho sobre o Manelão vem de uma área da história que eu gosto muito, mas que muita gente na área não gosta: memorialismo. Partindo de um personagem que muitas mães queriam bem distante de suas filhas, mas que era cativante ao mesmo tempo que era duro nas críticas, o livro construiu através das histórias vivenciadas por muitos anos de amizade constante uma parte da nossa história que precisa ser melhor conhecida.
*******
Tenho repetido seguidamente que está em tempo de todos nós, que vivenciamos o período maios rico da história de Rondônia, a fase de transição de território a estado, começarmos a contar isso, seja em forma de poesia, de crônicas, de livros como o seu, trabalhos que poderão, com certeza ajudar, e muito, conhecer melhor nossa gente e, principalmente, uma fase pouco conhecida, apesar de muito recente, da nossa história, contada pelos próprios personagens. Parabéns pela ideia, e que outras frutifiquem.
********
Obrigado Lúcio Albuquerque. Aliás, o Lúcio enriquece nossa publicação com a crônica “A chegada Manelão ao Céu”;
********
Voltando aos 102 anos de instalação do município de Porto Velho, a prefeitura em matéria distribuída pelo Condecom não cita a programação cultural que vai começar as 17 horas,

*********
Se lá não consta as atrações, aqui nós divulgamos: Beto Cezar e Ernesto Melo puxam a fila de cantores que vai contar também, com as apresentações do Gilson, Zezinho dos Cobras do Forró, Paulinho Rodrigues, Vitrola de Ficha, Semáforo, Charles e Mancine e Nego da Grande Rio.
********
Pois é, meu amigo Nego ficou famoso em Porto Velho ao cantar e gravar o samba da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio “A Volta do que não foram” com a história da Madeira Mamoré.

********
Isso aconteceu no ano de 1996, ano no qual, Nego também cantou o samba da escola de samba Pobres do Caiari cujo enredo foi “A Ilha da Fantasia” e o presidente era o Dr. Aparício Carvalho. A escola foi desclassificada por entrar atrasada na avenida, mas, todos que assistiram o desfiles foram unânimes em afrimar, que foi umas das melhores apresentações da Caiari de todos seus carnavais.
********
Neste ano de 2017, Nego é enredo em uma escola do grupo de acesso no Rio de Janeiro por isso, não gravou e nem vai cantar nenhum samba de escola do grupo especial.
********
Com certeza será uma ótima apresentação a do Nego que para quem não sabe, é irmão do Neguinho da Beija Flor.

*******
Além dessa turma toda, teremos também show com o Carlinhos Moreno outro sambista carioca que atualmente está morando em Porto Velho. Só pelo Beto Cezar e pelo Ernesto Melo a programação já seria boa, com mais essa rapaziada se apresentando será ótima.
*******
É a primeira do Ocampo Fernandes como presidente da Funcultural de Porto Velho, esperamos que muitas outras aconteçam.
*******

Por falar em Ocampo o governo de Rondônia exonerou a Bebel da Sejucel. Lamentável. Bebel é querida por todos os segmentos culturais. Fazer o que, já que o negócio é negociação política!

Nenhum comentário: