quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira 13.01.17




O carnaval de Porto Velho foi aberto oficialmente na manhã de ontem, quando o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes, em entrevista coletiva falou sobre o Decreto 14.326 que autoriza a realização inclusive de ensaios carnavalesco no ano de 2017.
********
Pelo menos num primeiro momento os dirigentes de blocos de trio elétrico e das escolas de samba concordaram com o anunciado pelo Ocampo em relação ao carnaval. Disse o presidente da Funcultural que este ano os desfiles carnavalescos acontecerão da mesma maneira que aconteceu ano passado, ou seja, nos circuitos Caiari, Zona Sul e Zona Leste.
********
Apenas os desfiles das escolas de samba serão realizados em um só dia, no caso o 4 de março. Porém, no carnaval de 2018 se correr como o desejado pela equipe da Funcultural esses desfiles mudarão radicalmente.
********
Os blocos de trio elétrico e as escolas de samba desfilarão todos, num mesmo circuito que será definido pela Funcultural.
********
Como escrevi acima, num primeiro momento os dirigentes carnavalescos concordaram com a idéia, porém, logo após a entrevista coletiva os dirigentes dos blocos de trio elétrico se reuniram e alguns anunciaram que será preciso analisar com carinho a proposta do Ocampo.
********
Outro ponto que foi colocado pelo presidente da Funcultural, diz respeito ao repasse de subsídios às escolas de samba. “Este ano ainda vamos repassar dinheiro antecipado para vocês. Para o próximo ano adotaremos o sistema de PREMIAÇÃO. Isso vai fazer com que as escolas de samba se esmerem mais em seus desfiles pois assim farão jus ao prêmio maior”, disse Ocampo.
*******
Apenas como exemplo: premiação para o 1° colocado R$ 100 mil; segundo colocado R$ 80 mil e por aí vai. As escolas ficaram também de analisar melhor a proposta.
*******
No carnaval deste ano, tanto as escolas do Grupo Especial como as do Grupo de Acesso vão desfilar no dia 4 de março, na Passarela do Samba “Edson Fróes”.
********
A Banda do Vai Quem Quer desfila no dia 25 de fevereiro pelo mesmo circuito, ou seja, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco, Sete de Setembro até a Rogério Weber.
*******
Outra boa novidade é que a prefeitura vai realizar o BAILE MUNICIPAL. O Baile Municipal vai acontecer no dia 11 de fevereiro em local a ser definido. Thiagão foi eleito Rei Momo e a Jaqueline Dalia Rainha do Carnaval.
*******
No dia 2 de fevereiro o prefeito Hildon Chaves inaugura o “Calçadão Manelão” em frente ao Mercado Cultural. Na realidade o nome correto é “Travessa Manoel Costa Mendonça- Manelão”.
*******
Na oportunidade será apresentada a Camiseta da Banda para o carnaval deste ano e provavelmente Silvio Santos promoverá o lançamento do livro “As Peripécias do General”.
*******
2 de fevereiro é dia de Yemanjá e cairá numa quinta feira. A Banda do Vai Quem Quer segundo o prefeito Hildon Chaves é o maior patrimônio do carnaval de Porto Velho e por isso merece tratamento especial.
*******
Esse tratamento especial quer dizer que ninguém vai mudar o dia do desfile da Banda que acontece desde sua fundação no sábado de carnaval. “Pelo contrário vamos voltar a abrir o carnaval oficial de Porto Velho entregando a Chave da Cidade ao Rei Momo na abertura do desfile da Banda” disse Ocampo.
*******
Segundo o autor do livro “As Peripécias do General”.“Caso não consigamos promover o lançamento do livro no dia 2 de fevereiro, vamos tentar o dia 11 quando acontecerá a feijoada da Banda. Tudo depende apenas da Gráfica”.
*******
Por falar em carnaval, hoje tem muito samba de raiz no Mercado Cultural com mais uma apresentação de Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba.

********

É isso aí, o carnaval está aberto, agora é só colocar o bloco na rua!

Nenhum comentário: