sábado, 14 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira 15.01.17


 Os desfiles das escolas de samba filiadas à Fesec no carnaval deste ano, vão acontecer no dia 4 de março. Quer dizer, sábado após a quarta feira de cinzas.
**********
Os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho optaram em desfilar no sábado após a quarta feira de cinzas, desde o carnaval de 2012. Acontece que o público preferia ficar em casa assistindo os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro que é transmitido pela televisão, domingo e segunda feira de carnaval, mesmos dias que nossas escolas de samba desfilavam.
********
Com isso, o público que comparecia para prestigiar nossos foliões estava ficando a cada ano, menor. Assim sendo, a direção da Fesec com o aval dos dirigentes das escolas de samba optaram por transferir os desfiles para o sábado após a quarta feira de cinzas, visando levar mais gente para a Passarela do Samba.
********
A medida deu certo, nossos carnavalescos voltaram a se apresentar para um público bem maior, o que motiva mais os brincantes na hora do desfile.
*******
Com a chegada do Ocampo à Funcultural ele apresentou aos carnavalescos das escolas de samba a proposta da realização dos desfiles na Terça Feira de Carnaval.

*******
Vejam bem, essa proposta só passará a valer para o carnaval de 2018. “No carnaval deste ano, os desfiles permanecem do jeito que aconteceu ano passado”, disse Ocampo.
*******
Portanto querido colegas da imprensa falada, escrita e televisiva, as escolas de samba de Porto Velho, desfilarão, no dia 4 de março no Parque dos Tanques ou como está sendo chamado o espaço, “Cidade da Cultura”.
*******
As sete escolas de samba, 3 do grupo de acesso e 4 do grupo especial vão se apresentar no mesmo dia, ou seja, 4 de março.
********
Quanto às escolas de samba, creio que no próximo ano não haverá problema na mudança do dia dos desfiles.

*******
Agora, os blocos de trio elétrico creio não vão acatar a sugestão do Ocampo de desfilarem no próximo ano de 2018 num único circuito.

*******
Num primeiro momento, os dirigentes dos blocos concordaram com a sugestão do Ocampo, porém, logo depois se reuniram e alguns pediram mais tempo para analisar os pros e os contra da proposta.
********
Pela sugestão apresentada pelo presidente da Funcultural, os desfiles carnavalescos no próximo ano devem acontecer da seguinte maneira: Sábado de Carnaval Banda do Vai Quem Quer; Domingo 08 Blocos de Trio Elétrico; Segunda feira mais 8 Blocos de Trio Elétrico e Terça Feira desfile das escolas de samba. Isso em 2018.
*******
A questão é: Será que o Galo da Meia Noite vai concordar em não desfilar na quinta feira? O Jatuarana Sul e o Furacão da Zona Sul vão concordar em não desfilar na Jatuarana?
*******
O Bloco Até Que a Noite Vire Dia, Us Dy Phora, Areal Folia concordam em não desfilar no circuito Areal? O Carnaleste vai vir para a Pinheiro Machado?

*******
Não vai ser fácil convencer essa turma a desfilar num único circuito: Vai ser mais ou menos como acontece em Salvador (BA), todo mundo num mesmo circuito, um atrás do outro como se fosse desfile de escola de samba.
********
Turisticamente falando, é uma ótima idéia. É preciso que os dirigentes dos blocos e das escolas de samba pensem com profissionalismo. No estilo que o Ocampo pretende implantar todo mundo vai ganhar.
*******
Teremos o ano todo para discutir o assunto. Vamos amadurecer a idéia para depois não ficarmos questionando. Não devemos nos precipitar. Devo lembrar que tudo isso só deverá acontecer no ano de 2018.
*******
Este ano continua tudo como dantes no quartel de Abrantes! Até que a Noite Vire Dia uma semana antes da Banda o Galo na Quinta Feira e os demais blocos cada um no seu quadrado.

Nenhum comentário: