quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Multidão prestigia a festa dos 102 anos de Porto Velho

Mais de 40 mil pessoas de acordo com a Defesa Civil, marcaram presença na festa em comemoração aos 102 anos de instalação do município de Porto Velho, que aconteceu a partir das 9 horas de terça-feira dia 24, na praça do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, sob a coordenação da Funcultural e da Semce e com o patrocínio da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio e apoio das demais secretarias municipais.
O pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho, só viu tanta gente em suas dependências como viu na última terça feira 24 de janeiro de 2017, no dia 10 de julho de 1972, quando foi oficializada a erradicação da ferrovia. Nem mesmo a festa de réveillon que aconteceu de 2015 para 2016 conseguiu reunir tanta gente. “O povo de Porto Velho estar carente de eventos como esse que está acontecendo hoje”, comentava o cidadão Luiz Cavalcante apreciando a gurizada brincando no pula pula, jogando pimbolim e pintando “o sete”."Trata-se de um projeto volante que deve atender a todas as regiões da cidade, de forma intercalada, assim como o Rua de Lazer", detalhou Ivonete Gomes, secretária da Semes. Em outra parte do gramado os Bombeiros orientavam como se portar na pista de obstáculos e na tirolesa. A exposição de carros coordenada pelo “Clube do Fusquinha” foi alvo constantes de selfies. 
Outro segmento que não parava de elogiar a festa promovida pela prefeitura, era o dos ambulantes. “Vendi nessa festa, o que não vendi durante os últimos quatro anos”, exageros a parte, porém, realmente a partir de determinado horário, ninguém encontrava sequer uma água mineral pra comprar. Lá pras bandas do Mercado Cultural, um cidadão que estava atuando como guardador de carro declarou a nossa reportagem: “Só eu já faturei mais de R$ 600 pilas nesta noite”. E assim, praticamente todas as pessoas ouvidas pela nossa reportagem elogiaram a iniciativa da prefeitura em realizar a festa em comemoração ao 102 anos de instalação do município de Porto Velho.
Felicidade mesmo estava estampada no rosto dos ferroviários José Bispo presidente da Associação dos Ferroviários, do Lord e principalmente do Moisés que estava como motorista da Kalamazoo que inclusive, transportou o prefeito por um trecho da ferrovia. (da redação).


Programação cívica
Já ao final da tarde, além de diversas apresentações musicais e de dança, como a do grupo de carimbó do Centro de Convivência do Idoso, foi realizado ato cívico de hasteamento da bandeira do município, que chamou a atenção por suas dimensões de 6 x 12,5 mts. A bandeira foi hasteada pelo prefeito, dr Hildon Chaves, acompanhado de sua esposa, a primeira dama, Ieda Chaves, dos filhos e também do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Carvalho e do presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, na presença de outras autoridades políticas, parte dos secretários e do pastor Joel Holden.
Em seu discurso, dr Hildon parabenizou os secretários que trabalharam de forma articulada para a realização da solenidade de comemoração. Ele ainda comemorou e compartilhou o resultado de uma reunião com o governador Confúcio Moura, onde o seu pedido para que fosse transferido o Prédio do Relógio para a Prefeitura foi atendido.
"Nós recebemos um presente. O nosso compromisso com Porto Velho, com este espaço, está sendo sacramentado hoje no dia do aniversário de 102 anos. Este prédio, simbolicamente, representa a criação do município e eu faço questão de que a partir de hoje signifique o renascimento da cidade. Eu tenho certeza absoluta de que, com apoio de todos vocês e da Câmara de Vereadores, a partir de hoje, nós vamos começar efetivamente a construir uma nova história” declarou o prefeito.
Outra boa notícia anunciada para todos é a garantia do repasse pela Santo Antônio Energia de um recurso de R$ 20 milhões para a revitalização efetiva do Complexo. "Eu espero que no próximo ano estejamos numa praça não apenas limpa como fizemos na última semana. Eu entendo que foi feito pouco, o mínimo necessário até agora, precisamos efetivamente transformar este espaço e neste trabalho espero contar com a Associação dos Amigos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, assumi o compromisso com eles de acompanhar pessoalmente este trabalho de revitalização, juntamente com a manutenção permanente. Estamos a resgatar a história deste patrimônio que vem sendo negligenciado. Que a data marque não só o aniversário de instalação, mas o ressurgimento deste patrimônio histórico”, discursou empolgado o prefeito que passou a semana toda vistoriando diariamente os trabalhos de limpeza no local.
"Isso é organização, hoje estamos com 24 dias que o prefeito assumiu e você já vê evolução da Madeira Mamoré, eu me sinto feliz em hoje inaugurar a alto k-4 (Kalamazoo), um sinal de que a ferrovia não morreu. Fomos nós ferroviários que recuperamos ela, esta máquina que foi muito importante", frisou o presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, José Bispo de Moraes.

Com o sucesso do evento e da inauguração do passeio, Ocampo garantiu que a ideia é de que a espécie de trenzinho e também a cegonha estejam em atividade todos os domingos, tornando-se uma prática. "O que faltava era boa vontade pra colocar pra funcionar, com isso os ferroviários voltaram a ter sua auto estima elevada, o prefeito criou uma certa amizade com eles e isso está caminhando, iniciando um processo de restauração deste espaço”, concluiu o presidente da Funcultural. (Comdecom)

Nenhum comentário: