segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira - 10.01.17


Nesses últimos dias, temos acompanhado a movimentação na Fundação Cultural do Município de Porto Velho e sentimos que a equipe comandada pelo Ocampo está realmente empenhada em trabalhar em parceria com todos os segmentos culturais.
*******
Como estamos em período carnavalesco, as primeiras setoriais convocadas foram as dos blocos de trio elétrico e a das escolas de samba. Porém, a equipe já visitou o pessoal da Feira do Sol que está funcionando no galpão n° 2 da Madeira Mamoré. “Foi apenas um visita informal, apenas para um primeiro contato”, disse Ocampo.
*******
O pessoal que realiza show musical no Mercado Cultural também já foi convocado e ficou sabendo, que é pretensão da Funcultural a partir do mês de março, assumir de vez a produção técnica da programação.
*******
Inclusive, com a volta das realizações culturais acontecendo de terça a domingo. Quer dizer, o Mercado Cultural só vai fechar às segundas-feiras. Ernesto Melo gostou da proposta do Ocampo.
*******
Para o leitor fazer idéia de como a Funcultural vai passar a tratar as datas cívicas do nosso município, no próximo dia 24 (feriado municipal), quando se comemora a Instalação do Município de Porto Velho, vai acontecer show musical com artistas locais como Bado, Ernesto, Zezinho dos Cobras e tantos outros, inclusive com a participação do intérprete de samba enredo do Rio de Janeiro Nego. Tudo no Mercado Cultural.
*******
Quanto aos desfiles das escolas de samba, na manhã de ontem dia 09 (dia do Fico), foi batido o martelo entre a Sejucel e a Funcultural na parceria da montagem da Passarela do Samba no Parque dos Tanques ou “Cidade da Cultura”. As entidades Funcultural e Sejucel vão firmar convênio no qual o governo passa os recursos para a Funcultural contratar a empresa que vai se responsabilizar pela colocação de arquibancadas, camarotes, sonorização e iluminação do evento. Será mais prático com certeza.
*******
Aliás, 2017 começa muito bem para o segmento cultural. A Sejucel através de sua Gerência de Cultura leia-se Fabiano Barros vai colocar em prática o edital Zezinho Maranhão de Música com o show “Rondoniana” apresentado por Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, no dia 28 de janeiro, no Teatro Guaporé. É a largada do Primeiro Edital da Sejucel.
*******
E tem mais, no dia do show de abertura do Edital Zezinho Maranhão de Música, serão lançados mais alguns Editais, entre eles o de Registro de Música (gravação de CD), Dança, e Artes Cênicas. 2017 será o ano dos editais. Nota Dez para a Gerência de Cultura da Sejucel.
*******
Vamos voltar a lembrar: Dia 28 de janeiro, no Teatro Guaporé show “Rondoniana” com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba. A entrada será franca. É tudo por conta do Edital Zezinho Maranhão de Música. Dá-lhe Rodnei!
*******
Vem aí a Feijoada de Lançamento do Samba de Enredo da Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista. O evento vai acontecer na sede da Banda do Vai Quem Quer no dia 11 de fevereiro.
*******
Pra quem não sabe o enredo da São João Batista é: “Manelão o General da Alegria – O Rei da Folia”, cujo samba é de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro. Te prepara sambista.
*******
Por falar em Samba de Enredo, de acordo com o Regulamento 2017 da Fesec, as escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso têm até o dia 1° de fevereiro, para registrarem seus sambas enredos junto à entidade.
*******
A escola de samba Os Diplomatas inclusive, resolveu mudar seu tema para o carnaval deste ano: Seria a história do professor Severino Castro presidente da quadrilha junina Rádio Farol e que por falta de tempo para fazer uma coisa digna do homenageado, ficou para o carnaval de 2018. 

Nenhum comentário: