segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira - 17.01.17


A sede administrativa da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) agora está instalada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
*********
As novas instalações garantirão ao público um melhor atendimento neste período, já que o Prédio do Relógio passa por reparos técnicos e, brevemente, será reaberto à visitação pública.
********
O novo endereço da Setur - Avenida Farquar, 2986, bairro Pedrinhas, no Palácio Rio Madeira, no 2º andar curvo 1, Edifício Rio Cautário, telefone (69) 3216 5973.
********
Por falar em turismo, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, recebeu em seu gabinete na tarde da última sexta feira 13, integrantes da Associação dos Ferroviários, que solicitaram melhorias para o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
********
Coube ao vice-presidente da entidade, George Teles de Menezes, o “Carioca”, elencar os pedidos. Ele solicitou a retirada das casas construídas nos fundos do complexo da EFMM, limpeza geral, mais vigilantes para evitar a depredação do patrimônio, câmeras de monitoramento, retirada dos ambulantes da calçada da Farquar e também a preservação do complexo histórico de Santo Antônio, dentre outras ações.
*******
Hildo Chaves informou sobre a operação limpeza teve início na manhã de ontem 16, com retirada de entulhos do local, inclusive com o apoio do governo do estado, que vai ceder dez caminhões caçamba para auxiliar na retirada dos entulhos. “Isso já faz parte do nosso plano de ação. É um trabalho emergencial, o mínimo necessário para mudar a realidade do local nesse início de gestão”, declarou o prefeito.
*******
O prefeito também disse que sua gestão tem interesse em trabalhar em parceria com a Associação dos Ferroviários na defesa e preservação do patrimônio Histórico. “Vamos verificar com a Procuradoria Geral do Município (PGM) quais as possibilidades que temos para firmarmos essa parceria”, afirmou.
********
Louvável a decisão do prefeito em atender as reivindicações dos ferroviários. Mais louvável ainda foi que ele não se posicionou a respeito da volta da circulação do Trem até Santo Antônio, como sonham os ferroviários da Associação.
********
Até porque, creio eu, esse percurso só voltará a acontecer caso seja feita a contenção do desbarrancamento das margens do Rio Madeira no trecho entre a ENARO e Santo Antônio.
********
Principalmente no perímetro entre o Triângulo e o Plano Inclinado. Pra quem não sabe, o “Plano Inclinado” é onde está o Dique em frente aos galpões 1 e 2, local de onde sai o Barquinho do passeio turístico.
*******
Se não impedirem que o BANZEIRO provocado pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio alcance o barranco, não adianta tentar construir nada naquele trecho que vai tudo por água abaixo.
*******
A contenção a qual estou me referindo, foi promessa de campanha do governador Confúcio Moura, que já entrou em seu segundo ano do segundo mandato e não moveu uma palha no sentido de conter o desbarrancamento da frente da cidade de Porto Velho.
*******
Como agora o governo estadual e o municipal resolveram dividir as tarefas, o que é muito bom para a cidade, quem sabe convençam os dirigentes da Santo Antônio Energia a cumprir com essa parte da contrapartida.

*******
Se meu amigo Bispo presidente da Associação dos Ferroviários e seu Vice Carioca deixassem de sonhar com a volta total do percurso do Trem de Porto Velho a Guajará Mirim e passarem a lutar pela contenção do BANZEIRO do Madeira provocado pela Usina, lucrariam muito mais, pois, preservariam o que ainda resta da lendária Estrada de Ferro, inclusive, com a permanência de seus galpões.
********

O BANZEIRO é tão forte, que nem os peixes conseguem subir para desovar!

Nenhum comentário: