sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira - 07.01.17


Ainda bem que a reforma administrativa aprovada na manhã de ontem 06, pelos vereadores, a Fundação Cultural do Município e a Secretaria de Esportes continuam como “Dantes no Quartel de Abrantes”
*********
Legal que a ideia de juntar os dois segmentos numa só secretaria não deu certo. A gente vive lutando para que a Cultura seja desvinculada do esporte na Sejucel e ao contrário, o prefeito queria juntar, ainda bem que os vereadores não concordaram e votaram pela permanência das duas pastas separadas.
********
Pavoroso mesmo, é o Projeto de Lei Contra a Masturbação que o deputado federal Marcelo Aguiar (DEM-SP) quer aprovar na Câmara dos Deputados.
********
Já pensou, o cara em vez de se preocupar com assuntos de mais importancia para o desenvolvimento do Brasil, quer proibir a gurizada de praticar o admirado sexo solitário.
********
Músico com carreira sertaneja e gospel e pastor, o deputado Marcelo Aguiar foi eleito em 2010 com 98.842 votos, mas obteve apenas 65.970 votos em 2014, ficando como primeiro suplente da bancada. Tomou posse em fevereiro de 2015.
********
Nas redes sociais as críticas e principalmente as sátiras sobre esse Projeto de Marcelo Aguiar estão bombando. Inclusive tão falando que o Serginho Groisman do Altas Horas vai demitir a sexóloga Laura Muller que faz o maior sucesso junto a juventude tirando dúvidas sobre, principalmente, as várias maneiras de masturbações.

********
Vai ver que as rebeliões que estão acontecendo nos presídios brasileiros, são em protesto contra o Projeto que proibi a Masturbação. Como é que os presos vão aliviar suas tensões caso o Projeto seja aprovado.
*******
Deixando a brincadeira de lado e permanecendo como “dantes no quartel de Abrantes”. Ontem foi dia de Santo Reis. Portanto dia de festa folclórica em muitas cidades brasileiras. Inclusive dia de brincar de Boi Bumbá.
********
A brincadeira de Boi no Brasil tem vários ciclos. Na região Norte a brincadeira acontece dentro do ciclo das festas juninas. No sudeste e em vários estado do nordeste como Ceará e Pernambuco acontecem apresentações do “Boi de Reisado” que é a mesma coisa do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá só com outro nome.
********
Em Porto Velho não se festeja mais o Dia de Reis. Antigamente e põe antigamente nisso, aconteciam por aqui, apresentações de “pastorinhas” e o Próprio Reisado, um folguedo que começa antes do Natal e termina no Dia de Reis 6 de janeiro.
********
O Reisado é uma festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial e ainda hoje realizada em muitas cidades brasileiras. O nome é dado aos festejos realizados por grupos que cantam os chamados ternos entre o Natal e o Dia dos Reis Magos, ou Dia de Reis (6 de janeiro), muitas vezes acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Em geral, as festas são realizadas na rua, como procissões.
********
Na realidade, o que chamamos de Boi Bumbá recebe várias denominações. Em 2000 compus uma topada para o Boi Corre Campo contando essa história, a letra diz mais ou menos assim:
********
O Boi de Canastra, com as caravelas veio de alem mar. Hoje Boi de Mamão (em Santa Catarina), Boi de Reisado, Bumba-meu-Boi, meu Boi Bumbá...
********
Se nossos governos olhassem com mais importância a cultura popular do nosso povo, com certeza não teríamos tantas rebeliões nos presídios e nem tanta mortandade por pontos de drogas no Brasil.
*******
Depois da festa de Reis vêm as festas pagãs, Carnaval etc. Já pensou se o Projeto do Marcelo Aguiar for aprovado? Como os praticantes do sexo solitário vão ficar, assistindo as mulatas das escolas de samba do Rio de Janeiro. Tá doido ou veio de Jaru Marcelo?   

Nenhum comentário: