segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira - 31.01.17


Faltam dois dias para a inauguração do Calçadão Manelão. O Calçadão Manelão fica na Travessa entre o Mercado Cultural e a Praça Getúlio Vargas.
********
Quem vai cortar a fita de inauguração é o prefeito Hildon Chaves e a Siça Andrade. A programação vai contar com a apresentação da escola de samba Acadêmicos do São João Batista que este ano, vai apresentar na Passarela do Samba Edson Fróes o enredo “Manelão o General da Folia, o Rei da “Alegria”.
********
Logo após a apresentação da escola de samba, vai acontecer o lançamento das Camisetas da Banda do Vai Quem Quer para o carnaval deste ano que será apresentada por Dez Musas coreografadas pela Ana Célia Santos.
********
Como manda a tradição, logo após a apresentação das Camisetas da Banda, Siça Andrade oferece à imprensa de modo geral o famoso Coquetel. Não sei como a Siça vai fazer para controlar, pois o evento por ser oficial da prefeitura de Porto Velho, com certeza, vai concentrar muita gente, porém, o Coquetel é apenas para os jornalistas e convidados especiais da diretoria da Banda.

********
Antes da apresentação das Camisetas da Banda acontecerá o lançamento do livro “As Peripécias do General - Manelão” de autoria de Sílvio M. Santos. O autor conseguiu patrocínio junto a OAB e apoio cultual com os deputados Lindomar Garçon (Federal) Aírton Gurgacz e Léo Moraes (Estadual), site Rondônia Agora, Chagas Neto e Berenice Silva.
********
Uma coisa posso garantir, além das histórias e estórias hilárias do Manelão as ilustrações do João Zoghbi chamam a atenção pela qualidade. A impressão é da gráfica Imediata e a revisão da Creila Maria a bibliotecária responsável pela publicação é a Glória Valladares e a diagramação do Raimundo – Rai.
********

Por falar em literatura, o espetáculo musical “Rondoniana Meu Dengo” com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, foi apresentado sábado no Teatro Guaporé abrindo a circulação do Edital Zezinho Maranhão de Música. O Projeto foi apresentado pelo Grupo Diz Farsa.
********
Segundo o superintendente Rodnei Paz o Edital Zezinho Maranhão de Música vai apresentar em todas as cidades polos do estado de Rondônia 30 espetáculos musicais, com os mais variados grupos e estilos. A Fina Flor do Samba e o Sons de Beira são os vencedores da cidade de Porto Velho, do interior tem mais quatro grupos. Cada grupo terá que se apresentar em cinco cidades polos, totalizando 30 espetáculos.

********
Esse é o melhor sistema de investimento e apoio á cultura. Estou me referindo aos Editais. E vem aí mais 12 editais a grana já está garantida no orçamento da Sejucel. Em 2017 a equipe do Fabiano Barros tá começando com tudo.

*******
O Galo da Meia Noite provou na noite de sábado passado, que é realmente, o responsável pela realização dos melhores ensaios carnavalesco de Porto Velho. Literalmente lotou o Calçadão Manelão durante a realização do seu primeiro ensaio, visando o desfile do dia 23 de fevereiro. Carlinhos, Mourão e Caula estavam com o sorriso da largura da cara de tanta felicidade.
********
Valeu diretoria do Galo, é assim que se faz carnaval em Porto Velho. Nossa tradição são as marchinhas, frevos e samba enredo o resto é baiano.
********
Os abadas do Galo com certeza, no próximo ensaio já estarão a venda. São 25 anos de carnaval do segundo maior bloco de Porto Velho. Vamos nessa cambada!
********

Era o Capeta brigando com o Anjo e a prostituta buchuda discutindo com a esposa do morto. Essa estória faz do livro “As Peripécias do General” no conto “O Bloco do Purgatório”, quinta feira dia 2, lançamento no Calçadão Manelão às 9 horas.

Um comentário:

Prof. Chiquinho disse...

Justa homenagem e ação fundamental para a memoria do nosso carnaval de rua.
Parabéns aos idealizadores e apoiadores.