segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MINHA QUERIDA PORTO VELHO

O alambrado da rua divisória
Sílvio M. Santos

As pendengas entre o superintendente Guapindaia e a administração da Madeira Mamoré, fizeram com que a Câmara Municipal aprovasse uma lei, autorizando Guapindaia a dar nome às ruas.
Entre as denominações uma passou se chamar Avenida Divisória (hoje é a Presidente Dutra). Para deixar bem claro que os territórios obedeciam às leis impostas por seus administradores, os ferroviários construíram um alambrado dividindo as terras da Madeira Mamoré das do Município. As outras ruas, segundo escreve Amizael em “No Rastro dos Pioneiros”, foram a Sete de Setembro, Barão do Rio Branco, Floriano Peixoto e Pedro II.
Acontece que muito antes, a população de Porto Velho concentrava-se no espaço que hoje fica entre o Cine Teatro Resk e a Rua Prudente de Moraes, local que ficou conhecido como “Rua da Palha” (hoje Natanael de Albuquerque).

Dona Labibe Bartolo que veio de Manaus para Porto Velho com apenas três anos de idade em 1912, conta o seguinte: "A primeira rua que foi feita aqui, foi à Rua da Palha. Minha mãe tinha comércio lá". Dona Labibe lembra que foi aluna da dona Develinda filha do Superintendente Guapindaia e que a Rua da Palha era repleta de comerciantes “principalmente vendedores de bugigangas”.

Já o capitão Esron Penha de Menezes lembra que a Rua da Palha abrigava tudo quanto era tipo de comércio, inclusive as casas de mulheres (prostitutas) de vida fácil. Esron também cita que a Barão do Rio Branco era conhecida como “Rua dos Portugueses”. Ali na esquina da Presidente Dutra com a Sete de Setembro pelo lado do Cine Brasil (hoje City Lar) funcionou primeiro, o comércio de um espanhol conhecido como Maeta depois foi que foi o “Café Central” do João Barril (João Pedro da Rocha), local que se transformou no ponto de encontro da cidade.
Na outra esquina (onde hoje fica uma loja de instrumentos musicais) também funcionou um Café, era o Café Pilão e o “Cinema do Pilão”, depois foi a Padaria do Raposo, funerária Raposo e a primeira Caderneta de Poupança com agência em Porto Velho a Continental".
Na Rua da Palha também tinha o Cine Teatro “Fênix” construído todo de madeira e coberto de zinco, com palco para encenação de peças teatrais e para o piano que acompanhava a cenas dos filmes mudos, um bar e um salão de jogo de bacará. Era o único centro de diversão do povo e o paraíso dos malandros e desocupados.
A primeira casa de Adobe (tijolo cru) foi construída onde mais tarde funcionou a Padaria do Resk e hoje é uma loja na Sete de Setembro.
A rua Sete de Setembro nasceu com o nome de rua do Comércio.

Na rua do Comércio concentravam-se os Círios e os Libaneses que todo mundo costumava chamar de “Os Turcos”. Tudo isso ficava no lado pertencente à municipalidade.

Pra baixo da Linha Divisória, ficavam as casas administradas pela Madeira Mamoré.

Nenhum comentário: