terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Lenha na Fogueira - 01.02.17


Ontem os carnavalescos de Porto Velho, ficaram com a orelha em pé, em virtude de uma matéria postada em determinado site de notícias, dando conta de que não haveria carnaval.
********
A manchete da matéria era: “Prefeitura não vai realizar o carnaval”. Eu estava junto com a Siça presidente da Banda do Vai Quem Quer, participando de um programa de televisão ao vivo, quando a noticia caiu no wats app.
********
A “Rainha” da Banda arregalou os olhos, olhou pro Ocampo que também estava participando do mesmo programa e ele também ficou abismado. Foi então que a assessoria da Banda, postou mensagem, dizendo que a Nota se referia a prefeitura de Pimenta Bueno. UFA!
*******
Todo mundo ficou aliviado. Na realidade, nem eu sabia que em Pimenta Bueno o carnaval é realizado, pois em 2012, quando o governo estadual patrocinou as festas carnavalescas de todo o estado e o secretário da Secel era o Francisco Leilson – Chicão e eu fazia parte da equipe, não lembro se Pimenta Bueno realizou carnaval popular. Lembro que o Chicão Santos foi enviado para acompanhar a festa carnavalesca de Cacoal que fica pertinho de Pimenta.
*******
Eu a Bebel e a Mary fomos fiscalizar os eventos que aconteceram em Rolim de Moura, Santa Luzia e Costa Marques. Outra equipe foi a Guajará Mirim e outra a Ariquemes assim como foram para Ji Paraná e Vilhena, mas, Pimenta não lembro não.
*******
De qualquer maneira a “falha'. foi de quem postou a notícia e não colocou na manchete, de onde era a prefeitura. Aí a turma de carnavalesco de Porto Velho pensou logo: Será que o Dr. Hildon se arrependeu e mandou o Ocampo cancelar a realização dos desfiles em Porto Velho?.
*******
Para tranquilidade de todos, Ocampo que estava participando do programa, confirmou que os desfiles carnavalescos em Porto Velho serão realizados e que a Chave da Cidade será passada ao Rei Momo na abertura do desfile da Banda do Vai Quem Quer no próximo dia 25 deste mês;
*******
Por falar em Ocampo, ele está sem dormir desde quando alguns funcionários do IPHAN postaram que vão denunciá-lo, por ele ter realizado a festa em comemoração aos 102 anos de instalação do município de Porto Velho na Madeira Mamoré.
*******
Os funcionário dó Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (que os babacas insistem em pronunciar IFAN), porque são concursados e em consequência não podem ser molestados por nenhuma autoridade estadual ou municipal já que pertencem ao quadro da União, se acham no direito de sair por aí dedurando todo mundo. Aliás autuando!
*******
Passamos quatro anos com a Madeira Mamoré praticamente entregue as “traças” e esses funcionários do IPHAN, não fizeram nada. Não conseguiram nem tirar os vendedores ambulantes da Farquar. Não conseguiram conservar o Deck, não conseguiram livrar as peças do Museu da Madeira Mamoré da depredação provocada pela cheia do Rio Madeira.
********
Não fizeram nada quando o Banzeiro destruiu os trilhos do Triângulo e por aí vai. A única coisa que o IPHAN sabe fazer, além de atrapalhar o desenvolvimento turístico em Rondônia, é multar os órgãos governamentais e nada mais.
********
É muito fácil denunciar junto a Justiça, que o fulano não agiu corretamente só porque proporcionou a população de Porto Velho, um dia de lazer e muita cultura.
*******
Pergunta-se o que o IPHAN fez em prol do nosso Patrimônio Histórico/Cultural? Multou um bocado de órgãos e o dinheiro da multa deve estar servindo para pagar a gratificação dos seus funcionários para não fazer nada!
*******

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN deveria ser pronunciado mesmo com PH de Farmácia. Só que também deveriam trocar a sílaba AN por ODA. Diz aí como é que fica LUCIANA!

Nenhum comentário: